Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Empresa de Matosinhos localiza pintura inédita de José Malhoa

Miniatura do século XX dá mote ao próximo leilão da P55

14.07.15

Pela popularidade atingida e por ser também um dos mais amados pintores portugueses, acredita-se que seja já conhecida toda a obra de José Malhoa. Embora raro, porém, uma empresa de Matosinhos, a P55, descobriu mais uma peça do artista ao analisar um álbum de recordações do principio do século XX. A peça constitui o mote para o próximo leilão da loja de arte, agendado para hoje, terça-feira, dia 14 de julho.

A miniatura descoberta reflete uma "extraordinária técnica mista sobre o papel", começa por explicar Aníbal Faria, CEO da leiloeira. Assinada e datada de 1905, com um diâmetro de 10 cm e medidas totais de 35 x 32, a imagem poderá já ter sido exibida em conceituadas exposições por todo o mundo.

"Na realidade, e no período que sucedeu à conclusão das obras de construção da sua casa-atelier (Prémio Valmor de 1905), José Malhoa realizou inúmeras viagens, recolhendo imagens como a presente e exibindo-as um pouco por todo o globo", continua o especialista. Conhecido como "pintor de costumes" Malhoa volta a espelhar, nesta obra em concreto, esta sua faceta.

Para além da pintura, o leilão será composto por mobiliário francês art deco, porcelanas, um tapete Versace, uma escultura de José Rodrigues, peças de Branislav Mihajlovic, de José Luís Darocha, Julio Resende, entre outros. No espaço, é ainda possível admirar o Andy Warhol garantido pela galeria no início deste mês, e em exposição até ao final do verão.

Pode consultar o leilão em: http://www.p55.pt/l/index.php

 

Artigos relacionados: