Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Banner 25abril 1 2500 2500

Doze personalidades homenageadas nos 41 anos da Democracia

Rui Reininho, a manequim Sara Sampaio, os Expensive Soul, os escritores João Luís Barreto Guimarães e Ana Luísa Amaral e o ex-reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, estarão entre os agraciados pela Câmara Municipal de Matosinhos

16.04.15

Os 41 anos do 25 de Abril e o quadragésimo aniversário das primeiras eleições democráticas em Portugal vão ser celebrados em Matosinhos com o reconhecimento de um conjunto de doze cidadãos que têm contribuído para afirmar a cidade no contexto nacional e internacional. No programa também haverá música, teatro de rua, o lançamento de um livro e um debate, prestando-se não só homenagem à memória daqueles que libertaram Portugal, mas festejando também o país cuja criatividade e dinamismo a revolução deixou à solta.

A lista dos matosinhenses que este ano serão agraciados pela Câmara Municipal de Matosinhos é, por si só, notável. Nela estão incluídos os escritores Ana Luísa Amaral e João Luís Barreto Guimarães, Rui Reininho e a banda Expensive Soul, o pianista Vasco Dantas Rocha, a manequim Sara Sampaio, o investigador Tiago Fleming Outeiro, o campeão de matemática Francisco Tuna Andrade, o ex-reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, o pintor José Emídio, o Centro Empresarial Lionesa e o Quarteto de Cordas de Matosinhos.

A entrega das condecorações ocorrerá pelas 11 horas do dia 25, logo após a cerimónia solene do hastear das bandeiras, que acontecerá pelas 10h30. Mas o programa começa logo no dia 24, com a inauguração da exposição documental “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e o lançamento, pelas 18 horas, no salão nobre, do livro “O Dia das Liberdade”, coordenado pelo comandante Pedro Lauret e que reúne testemunhos de personalidades como António de Spínola, Fernando Rosas, José Medeiros Ferreira, Otelo Saraiva de Carvalho e Salgueiro Maia. O livro será apresentado pelo historiador Joel Cleto durante uma sessão que contará ainda com um debate em que participará também o coronel Antero Ribeiro da Silva, presidente delegação norte da Associação 25 de Abril.

Pelas 22 horas haverá concerto pelo grupo Fado em Si Bemol, também no salão nobre dos paços do concelho, e, à meia-noite, crepitará o já tradicional fogo-de-artifício.

No dia 25, e para além da já referida sessão solene, o programa inclui, pelas 21 horas, o espetáculo de rua “A Cidade Encantada”, uma criação da diretora do Cine-Teatro Constantino Nery, Luísa Pinto, que levará para as ruas cerca de 100 participantes. Em jeito de peregrinação, as principais figuras históricas e lendas de Matosinhos serão recriadas numa encenação que cruza várias artes performativas e junta membros de cerca de uma dezenas de instituições recreativas, culturais e de ensino do concelho.

 

Artigos relacionados: