Reabilitação da Capela do Corpo Santo

Recuperação de património de interesse municipal concluída dentro de seis meses.

17.03.15

A Capela do Corpo Santo, em Leça da Palmeira, está a ser alvo de uma intervenção de conservação e restauro.

A Capela do Corpo Santo data do séc. XVI e mantém ainda a sua configuração original. Foi construída em 1557 pelos tripulantes da nau “Nossa Senhora da Conceição” como pagamento de uma promessa feita quando o navio se viu em perigo de naufragar ao largo de Leixões. É dedicada a S. Pedro Gonçalves Telmo, santo que viveu na Galiza durante o século XIII, cuja devoção se desenvolveu muito entre marinheiros e pescadores da Galiza e de Portugal a partir de finais da Idade Média, estando na base da criação de diversas confrarias nos principais portos da costa portuguesa, nomeadamente em Leça da Palmeira. Junto desta capela erguia‐se no séc. XVII a “Casa do Facho” destinada a vigiar a costa e a sinalizar a aproximação dos navios na barra de Leça.

Ao longo dos anos, a capela foi alvo de diversas obras de reabilitação. Todavia, com a deterioração ao longo dos anos, o edifício necessitava duma intervenção urgente ao nível da cobertura de forma a impedir as infiltrações a que tem sido sujeita.

O Presidente da Autarquia, Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, visitaram, dia 17 de março, as obras no terreno.

A recuperação da Capela do Corpo Santo só é possível graças ao Acordo com a Petrogal, assinado pela Câmara Municipal em junho do ano passado, com o Grupo GALP Energia, no âmbito da política de responsabilidade social daquela empresa a e da plena integração na comunidade envolvente à Refinaria de Leça da Palmeira.

O documento envolveu uma verba de um milhão e 200 mil euros e destinava-se ao desenvolvimento de atividades culturais, desportivas, ambientais e de solidariedade social do concelho, bem como à recuperação de património de interesse municipal.

A empreitada da Capela do Corpo Santo, orçada em 190 mil euros, tem um prazo de execução de seis meses. Segue-se a intervenção na Capela da Boa Nova e no Salão Paroquial de Leça da Palmeira.