Os dois Pritzker portugueses estarão juntos na inauguração da exposição «Siza Design»

Uma visão extensa da obra do prémio Pritzker de arquitetura no domínio do desenho de mobiliário, cerâmica, tapeçaria, ourivesaria, luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos.

18.02.15

A cerimónia de inauguração da exposição «Siza Design - A recuperação do sentido do tempo», marcada para as 17 horas do dia 21 de fevereiro, sábado, vai contar com a presença do arquiteto Álvaro Siza Vieira e da comissária do Ano do Design Português, Guta Moura Guedes. A exposição, que ficará patente até ao dia 26 de Abril na Galeria Municipal de Matosinhos, é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Escola Superior de Arte e Design (ESAD), integrando o programa oficial do Ano do Design Português.

Comissariada pela arquiteta Maria Milano, «Siza Design - A recuperação do sentido do tempo» apresenta uma visão extensa da obra do prémio Pritzker de arquitetura no domínio do desenho de mobiliário, cerâmica, tapeçaria, ourivesaria, luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos. Para além das peças resultantes dos traços de Álvaro Siza Vieira, a mostra inclui ainda alguns dos esquissos que estiveram na origem dos elementos expostos.

A abertura da exposição - que constituirá o momento zero da candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, vai ainda contar com uma conversa que juntará o designer Enrico Baleri e os arquitetos Maria Milano, Adalberto Dias, Eduardo Souto de Moura e Roberto Cremascoli.

Ficha Técnica

Organização Câmara Municipal de Matosinhos e ESAD IDEA – Investigação em Design e Arte

Comissariado Maria Milano

Consultoria Roberto Cremascoli