Obras no Lar de Sant’Ana concluídas

Inauguração pelo Bispo do Porto será a 22 de Junho, pelas 11 horas.

14.05.13

Um ano e meio depois, estão concluídas as obras de requalificação e ampliação do Lar de Sant’Ana.

Fundada em 1932, esta IPSS tem como atividade principal o apoio a pessoas idosas, através das valências de lar Equipamento Residencial para Pessoas Idosas) e de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Todavia, esta instituição presta ainda serviços à população carenciada do Concelho, designadamente refeições, higiene pessoal e tratamento de roupa para 134 pessoas, através da Cantina Social.

Face às necessidades, e respondendo ao desafio lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Lar de Sant’Ana apresentou, em 2009, uma candidatura ao Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) com o objetivo de requalificação do lar para idosos e ampliação do SAD (mais 12 vagas, totalizando 24).

Atualmente, o Lar de Sant’Ana acolhe 72 pessoas no lar, mas pode atingir os 79 utentes.

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, juntamente com o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, assinalaram hoje, dia 14 de maio, a conclusão das obras, com uma visita ao local. A inauguração está, no entanto, prevista para o próximo mês, faltando apenas agendar a data da presença do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

O investimento neste obra foi de 1.406.415,83€, comparticipado pela Câmara Municipal com 545.169,30€ (onde se inclui a cantina social), pelo POPH com 777.436,00€ e pela instituição com 83.810,44€.