• Autarquia
  • Urbanismo
  • Turismo
Pesquisar no site

Tanatório nomeado para prémio internacional

24 de Janeiro de 2013

Obra assinada pela arquiteta Luísa Valente está entre os 48 projetos de arquitetura religiosa candidatos aos prémios “ArchDaily”, promovidos pelo site com o mesmo nome.

O processo de apuramento dos vencedores das 14 categorias dos prémios “ArchDaily” iniciou-se no passado dia 15 de janeiro. Cada utilizador registado no site pode diariamente nomear o seu projeto favorito. A nomeação, limitada a um voto por dia, termina a 29 de janeiro. Nessa altura serão apurados os cinco finalistas de cada categoria, que concorrem a nova votação até 13 de fevereiro, véspera do anúncio dos vencedores.

O primeiro Tanatório a ser implementado em Portugal, situado no cemitério de Sendim, é um espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos.

Inaugurado a 18 de Julho de 2010, o Tanatório representou um investimento da Câmara Municipal de cerca de 3,5 milhões de euros.

O projeto, da autoria da arquiteta Luísa Valente, envolveu a construção de duas plataformas distintas, mas que se complementaram. Além da ampliação do cemitério de Sendim, foi construído um complexo funerário.
O Tanatório Municipal divide-se em três blocos ligados entre si por uma galeria/ nave principal. No primeiro bloco, localizam-se os serviços administrativos e serviços de apoio: cafetaria e respetiva zona de serviços e florista. No segundo bloco, encontram-se as antecâmaras e três capelas de velório, apoiadas por uma sala de tanatopraxia e sala de repouso.

No terceiro bloco localizam-se a Sala de Estar/ Espera, Sala de Entrega de Cinzas e Sala de Despedida com capacidade para 120 pessoas. Nesta zona do edifício, existe também uma galeria, no piso superior, que se destina a dar apoio às várias fases do processo de cremação.

A parte técnica de apoio à cremação – Forno Crematório, máquina de introdução de urnas, pulverizador e cabine de tratamento das cinzas – está instalada no piso inferior do edifício.

No espaço envolvente localizam-se o Jardim da Memória, o Roseiral (jardim anexo ao Tanatório onde as cinzas são depositadas na terra) e o Cendrário (conjunto de compartimentos semelhantes aos dos ossários para depósito de urnas).

Podem votar no projecto aqui:

Mais info: http://www.archdaily.com/230989/funeral-of-matosinhos-luisa-valente/

Dr. Guilherme Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos