Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

ALADI e Lar de Sant’Ana iniciam obras de ampliação

“A bandeira da solidariedade em Matosinhos nunca estará a meia haste”, garante o Presidente da Câmara Municipal.
 
05.09.11
Cerca de 150 pessoas irão beneficiar das obras de ampliação e requalificação de que serão alvo a Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI) e o Lar de Sant’Ana, duas instituições de solidariedade social do Concelho de Matosinhos, num esforço financeiro de quase 10 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Marco António Costa, assinalaram, no passado dia 3 de Setembro o início das obras de ampliação do Lar de Sant’ Ana.

Esta instituição, sedeada em Matosinhos, acolhe actualmente na valência de Lar 72 idosos e presta Serviço de Apoio Domiciliário a 22 pessoas. Tendo em conta o aumento da procura, a instituição candidatou o projecto de requalificação e ampliação das instalações ao Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), cujo financiamento permitirá criar 52 vagas em Lar, 12 no Serviço de Apoio Domiciliário e mais 7 postos de trabalho. Está ainda previsto no futuro o alargamento do Refeitório Social, que proporciona alimentação, higiene pessoal e roupa, de 25 para 40 utentes.

“Diz-se que esta instituição é o coração de Matosinhos. Não há maior felicidade do que contribuir para a felicidade dos outros”, afirmou o Bispo do Porto, na presença do pároco de Matosinhos, Manuel Mendes.

As obras têm um prazo de execução de 18 meses. A Câmara Municipal de Matosinhos comparticipou o projecto no montante de € 545.168,00 (cerca de 40% do custo elegível do investimento).
Antes o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, assistiram ao lançamento da primeira pedra da construção do novo Lar Residencial da ALADI.

Dos actuais 60 utente que aquela associação acolhe, 32 são residentes. Todavia, com o novo Lar Residencial serão criadas 24 vagas, totalizando 56.

As obras, fruto de uma candidatura em 2009 ao POPH, abrangem também a remodelação do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), aumentando a sua capacidade de 28 para 52 utentes.
Paralelamente serão criados mais 20 postos de trabalho no Concelho de Matosinhos.

“Temos uma lista de espera para o lar de 128 pessoas, 30 das quais aguardam por uma vaga há mais de 10 anos. Para o CAO a lista é de 50 pessoas. Mais de 50% são de fora do Concelho de Matosinhos”, adiantou o presidente da ALADI. O Dr. Joaquim Branco estima que, em Abril do próximo ano, por altura do 25º aniversário da instituição, as obras estejam concluídas.

A Autarquia associa-se a este projecto, da autoria do arquitecto Vítor Seabra, comparticipando-o financeiramente no montante de € 316.232,00 (cerca de 25% do custo elegível do investimento) para a ALADI.

“Estamos a assistir hoje ao início das obras de dois dos sete equipamentos que serão alvo de uma intervenção. É um esforço de 9 milhões de euros, dos quais três milhões são da Câmara. É o funcionamento em rede que nos permite perceber quais são as verdadeiras necessidades. Numa altura difícil com aquela que estamos a viver, temos que valorizar este esforço. A bandeira da solidariedade em Matosinhos nunca estará a meia haste”, garantiu o Dr. Guilherme Pinto.

Por sua vez, o DR. Marco António Costa salientou que “cada euro entre a uma instituição de solidariedade social é um euro mais justamente aplicado do que se fosse servido pelo poder central”. “O Estado não pode responsabilizar a sociedade civil sem lhe dar margem de manobra para se organizar em torno das causas sociais”, acrescentou o governante.

O início das obras de ampliação da ALADI e do Lar de Sant’Ana foi presenciado pelo Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o presidente da Junta de Freguesia de Lavra, Rodolfo Mesquita, o presidente da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos, e vários deputados da Assembleia da República.
 
not_ALADI_e_Lar_de_Sant___Ana_iniciam_obras_de_amplia____o.jpg
 

Artigos relacionados: