• Autarquia
  • Apoio ao Munícipe
  • Áreas de Atividade
  • Urbanismo
  • Cultura
  • Turismo
Pesquisar no site

Universidade Sénior Florbela Espanca

25 de Outubro de 2010
Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo marcada pela homenagem póstuma a Miguel Tavares Ferreira.

No passado dia 22 de Outubro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo da Universidade Sénior Florbela Espanca.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, marcou presença na cerimónia.

A abertura da sessão esteve a cargo da Dr.ª Zélia Teixeira, da Direcção da Universidade Sénior Florbela Espanca.

Depois da tradicional saudação das bandeiras, seguiu-se a homenagem póstuma a Miguel Tavares Ferreira. Conhecido empresário matosinhense, Miguel Augusto Tavares Ferreira, filho de Edmundo Ferreira, seguiu o exemplo do pai, evidenciando-se como empreendedor e amigo do trabalho em prol da sua terra, tendo sido um dirigente activo do Leixões Sport Clube, mesário da Santa Casa da Misericórdia, um dos fundadores do Lions Clube de Matosinhos, para além das mais diversas instituições que apoiava, apoiando ainda vários artistas e escritores. Faleceu de doença. A distinção atribuída pela Universidade Sénior Florbela Espanca foi entregue a Luísa Ferreira, esposa do homenageado.

A Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo contou com uma palestra pela Prof. Marielle Christine Gros, do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, e ainda dois momentos musicais.

A Associação Cultural Senhor do Padrão foi constituída a 3 de Novembro de 2007, por parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos, os Lions de Matosinhos e a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, com o objectivo de constituir a Universidade Sénior Florbela Espanca.

O objectivo desta Associação e, por consequência, da Universidade, é a promoção cultural e a integração social e cultural das pessoas em inactividade profissional ou na situação de aposentação, através do desenvolvimento de acções de natureza pedagógica e de formação ao nível do ensino universitário.

A Universidade Sénior Florbela Espanca está, neste momento, a funcionar no edifício propriedade do Município, onde está instalada a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, na Rua de Brito Capelo, 168.

Apesar de existir há poucos anos, conta já com cerca de 100 alunas e alunos, revelando a apetência da própria comunidade matosinhense para esta iniciativa.

Perante a crescente procura das actividades (exposições, visitas e palestras) e dos cursos ministrados por esta Universidade, esta debate-se agora com a necessidade de encontrar novos espaços para poder crescer.

Universidade Sénior Florbela Espanca

 

Dr. Guilherme Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos
Mensagem do Presidente
Fale com o Presidente
Cidadania-ativa
Galerias
img img
Newsletter
Câmara Municipal de Matosinhos
Av. D. Afonso Henriques
4454-510 Matosinhos
Tel: 229 390 900 | 229 392 400
Fax: 229 351 645 E-mail:mail@cm-matosinhos.pt
powered by NetMunicípio
On_1_1000_1000