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C.M Matosinhos

Escolicidade

NOVIDADE:
A Câmara Municipal de Matosinhos disponibilizou, em dezembro de 2018, a plataforma “Escolicidade”, com o objetivo de promover o sucesso escolar, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Trata-se de uma ferramenta inovadora para o 1.º CEB, de partilha e colaboração entre a comunidade escolar, com recursos didáticos que, articulados com a Escola, poderão ajudar a melhorar os percursos dos nossos alunos e das nossas alunas. Para aceder ao site basta clicar no link: http://escolicidade.cm-matosinhos.pt 


Escolicidade em Matosinhos

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que envolveu o compromisso com todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias não agrupadas, reflete o esforço conjunto de concetualizar a Escola aberta à comunidade e a relevância de gerar parcerias locais, beneficiando com o trabalho em rede de equipas multidisciplinares e com a melhoria e inovação de recursos pedagógicos.
Este plano apresenta como objetivo primordial o combate ao insucesso e abandono escolar, essencialmente através da sensibilização e da capacitação dos agentes educativos que lidam diariamente com os alunos, de forma a promover a existência de respostas inovadoras, integradas, colaborativas e baseadas cientificamente. A operação aposta no efeito exponencial das ações junto dos agentes educativos, que apresentam uma potencialidade multiplicadora da sua ação a diferentes alunos. Complementarmente, este plano enfatiza a necessidade da promoção de competências parentais e a criação de sinergias entre a escola e a família, de forma a promover a proatividade das instituições escolares, das famílias e das Associações de Pais.

Objetivos específicos:

  • Partilhar informações sobre as políticas educativas, os indicadores de desempenho e as atividades educativas concelhias à comunidade escolar;
  • Promover a articulação escola-família-cidade e a educação formal, não formal e informal;
  • Promover práticas educativas inovadoras, flexíveis e articuladas, baseadas nas tecnologias de informação, na experimentação e na aplicação prática;
  • Promover uma parentalidade positiva e proativa, em constante articulação com a escola.


Medidas:

  1. Observar para intervir
    Os principais objetivos desta ação assentam na construção participada e no envolvimento de toda a comunidade educativa a partir da análise dos indicadores de qualificação e formação da população de Matosinhos, bem como da disponibilização de dados, estudos e indicadores para a definição de políticas educativas informadas, concertadas e coerentes face às caraterísticas, necessidades e potencialidades do concelho.
    Atividades integradas nesta ação: reformulação do PEM, atualização da carta educativa, Portal da Educação, Observatório da Educação.

  2. Escolicidade: Experimentar, Aprender e Partilhar
    Esta ação é destinada a crianças da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e tem como missão promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade e à participação dos alunos e das alunas. Enquadrada em objetivos pedagógicos potenciados por metodologias e práticas inovadoras, esta ação proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia e facilitador da aprendizagem, assim como, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias entre os agentes educativos.
    Atividades integradas nesta ação: plataforma digital “Escolicidade”, Currículo Local e Roteiros Pedagógicos, Currículo Local para as AEC’s, Consultadoria à medida, Monitorização do desempenho em leitura e escrita no 1.º CEB, aquisição de equipamentos informáticos e materiais para laboratórios de aprendizagem.

  3. Construir Projetos de Vida
    Num mundo em rápida transformação, importa criar condições para que os alunos sejam capazes de lidar com a mudança e a incerteza e que sejam responsáveis e autónomos nas suas escolhas, partindo de uma maior consciência de si próprios e conhecendo as várias opções existentes. Esta ação se, por um lado, prevê acompanhar os alunos nas suas trajetórias educativas desde o 3º ciclo do ensino básico, orientando-os para a carreira, por outro, visa promover estratégias pedagógicas inovadoras, assentes no ensino experimental.
    Atividades integradas nesta ação: Projeto Sagaz (mentoria de alunos do ensino profissional), aquisição de materiais para o ensino secundário, consultadoria à medida e consultadoria em orientação de carreira, aproximação das escolas às empresas.

  4. Parentalidade em Ação
    A promoção de uma parentalidade positiva e proativa é um desafio de qualquer sociedade. A parentalidade positiva acarreta implicações benéficas nas diferentes esferas da vida dos filhos, designadamente na vida escolar. Neste sentido, esta ação consiste na criação de condições para o aumento do envolvimento parental na vida escolar dos alunos e das alunas, a promoção de competências parentais e a partilha de boas práticas desenvolvidas pelas escolas em conjunto com as famílias.
    Atividades integradas nesta ação: grupos de desenvolvimento parental, consultadoria em parentalidade, intervenção direta com famílias em dois AE do concelho, encontros e workshops.