Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Onde se situa

A área territorial do Living Lab de Matosinhos integra duas zonas interligadas:

Zona de inserção do living lab

Área central da cidade de Matosinhos, delimitada geograficamente, com características distintivas. Zona multifuncional que integra habitação, comércio, equipamentos e espaços públicos, adquirindo identidade local pela interação sociocultural entre residentes e entre estes e visitantes/turistas. Tem como centralidade o edifício da Câmara Municipal e espaço público envolvente, pretendendo afirmar-se como um bairro inteligente onde se desenrolarão as atividades de teste, demonstração e experimentação chave do living lab.

CMM Bike

No espaço localizam-se, para além do edifício da Câmara, a Biblioteca, a Polícia Municipal, os CTT, o Parque Basílio Teles (espaço público), o CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, o projeto Casas em Movimento e um ponto de carregamento de veículos elétricos, sendo que na envolvente se encontram instalados outros serviços públicos, escolas, associações, estações de Metro e de outros transportes públicos, etc.

Zona de inserção do living lab

 

Zona de influência do living lab

Área circundante que liga o espaço de inserção a outras centralidades de Matosinhos e que permite testar e demonstrar soluções tecnológicas em corredores de mobilidade de baixo carbono. Destaca-se a articulação com o CEiiA (espaço de engenharia e tecnologia), o CIIMAR/IPIMAR/Terminal do Porto de Leixões (espaço do cluster do mar), a marginal (espaço âncora onde confluem eixos estruturantes) e o mercado (espaço com um terminal de Metro e futuro centro intermodal).

Zona de influência do living lab