Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Recolha Indiferenciada

O QUE SÃO RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (R.S.U.)?

20070727120345311200.jpgSão os resíduos domésticos, bem como os resíduos provenientes de estabelecimentos comerciais e industriais, e outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, são semelhantes aos resíduos domésticos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TIPOS DE RECOLHA

Baldeação
 
O que é: Recolha dos sacos com resíduos colocados na via pública.
Como Funciona: Os resíduos devem ser colocados em sacos bem atados, na via pública, de 2ª a sábado (exceto nas zonas de recolha seletiva porta a porta) somente a partir das 20 horas, e nunca durante o dia.
O que colocar: restos de alimentos, papel e cartão contaminados (guardanapos, papel absorvente, cartões com óleos ou gorduras), louça partida, pequenos objetos fora de uso.
 

Contentorização de Superfície e Enterrada


O que é: Recolha de resíduos através de equipamentos de acondicionamento (contentores ou molok’s).
Como Funciona: Os resíduos devem ser colocados em sacos bem atados, e depositados dentro dos recipientes existentes para o efeito. Sempre que possível, devem ser colocados o mais próximo possível da hora de recolha, de modo a evitar a formação de líquidos e cheiros.
O que colocar: restos de alimentos, papel e cartão contaminados (guardanapos, papel absorvente, cartões com óleos ou gorduras), louça partida, pequenos objetos fora de uso, devidamente ensacados e atados.
 
Nunca exceder a capacidade dos equipamentos, e se possível, em caso de se encontrar cheio, colocar noutro equipamento ou aguardar que este tenha sido esvaziado.