Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Padrinhos do Mar de Desporto

Armando Teixeira (Ultramaratonista)

Nascido a 11 de Outubro de 1975 (actualmente com 42 anos de idade), e natural de Leça do Balio, Matosinhos, o Ultra maratonista Armando Teixeira, técnico de laboratório de alta tenção da Efacec. Iniciando as maratonas em 2008, foi em 2009 que ganhou o gosto pelos trails através do ultra Trail Serra da Freita, tornando-se em 8/9 anos num dos maiores ultramaratonista portugueses e europeus. Já participou em provas de 98 horas com percursos de 330km (Tor de Geants). Atleta e Team Manager Salomon-Suunto Portugal considera-se um mountain runner. Um atleta de renome no famoso Ultra-Trail du Mont Blanc, trail com 170km de percurso pelos terrenos mais difíceis, do qual saiu com um tempo de 24 horas e 22 minutos. É um dos grandes organizadores de Trail Camps já desde 2013. Esta é uma formação de trabalho de campo para quem é ou quer ser trail runner, onde aborda temas como nutrição, lesões, material adequado, etc.

imagem

 

Manuel Centeno (bodyboard)
Nasceu no Porto, em 1980, é licenciado em arquitetura pela Universidade do Porto, pratica bodyboard desde os 14 anos, tendo sido premiado já com 16 anos. Hoje é Campeão Europeu e Mundial, e já venceu o ISA World Surfing Games a 22 de outubro de 2006, na Praia de Huntington, na Califórnia. Soma um palmarés de primeiro lugar em 10 Campeonatos Nacionais, 5 Campeonatos Europeus e 2 Campeonatos Mundiais. É dono e criador da empresa Onda Pura e também é consultor de Marketing e técnico de produção numa grande empresa de Surf Mundial.

imagem

 

Salvador Couto (Surf)
Natural de Leça da Palmeira, Matosinhos, começou a praticar surf aos 9 anos. Atleta da Academia Profissional de Surf “Onda Pura” de Manuel Centeno, já ganhou diversos prémios e sagrou-se Campeão nacional na categoria de Sub-21, no Campeonato Nacional de Surf Esperanças e recentemente Campeão Europeu de surf, no Circuito de Surf do Norte. Salvador é treinado por dois grandes nomes do Surf Português. Marcelo Martins e David Raimundo do projeto Onda Pura/ SurfTechnic, acompanham o atleta no seu crescimento profissional e desportivo.

imagem

 

Vítor Oliveira (Futebol)
Matosinhense, nascido em 1953, foi jogador e treinador de futebol em várias equipas como o Leixões, Famalicão, entre várias outras, treinando atualmente o Portimonense SC. Começou a sua vida futebolista no clube da sua terra natal (Leixões SC) como médio onde realizou toda a sua formação até 1972, quando sobe a sénior e joga contra o Sport Lisboa e Benfica. Aos 31 torna-se treinador do Portimonense, clube onde termina a sua vida de jogador. Conhecido como “Homem dos 7 Ofícios e das 8 Subidas” por conseguir elevar 8 clubes à 1ª divisão sem os acompanhar após a subida.

imagem

 

Fernando Pinto (vela adaptada)
Velejador da vela adaptada, do Sport Club do Porto, medalhado e premiado em diversas competições nacionais e internacionais. Em 2013, 3º Lugar na 1ª PAN Classe Access Em 2014, 2º Lugar na 1ª PAN Sesimbra. Em 2016, 2º Lugar na Classe Hansa 2.3 no Campeonato do Mundo de HANSA, em Medemblik, na Holanda.

imagem

 

Elsa Taborda (Atletismo - Síndrome Down)
Atleta de desporto adaptado, na modalidade de atletismo, da APPACDM Matosinhos. Conquistou a medalha de ouro nos 1.500m para atletas de Trissomia 21, no 3º Campeonato do Mundo de Atletismo para atletas com Síndrome de Down, realizado na África do Sul. Na mesma competição ainda foi uma das atletas condecoradas com a medalha de Bronze na categoria de Estafeta 4x100 e na categoria de 800m T21. No ano seguinte, Elsa Taborda participou nos Trisome Games 2016,realizados em Florença, onde teve uma excelente prestação e arrecadou várias medalhas distribuídas por várias classes, dando assim o 2º lugar final a Portugal. Conquistou durante a competição: 2º lugar – 1500m T21 (recorde da europa) 2º lugar – estafeta 4x100m 3º lugar – estafeta 4x400m 3º lugar – 800m (recorde da europa)

imagem

 

Tiago Monteiro (automobilismo)
Nasceu em 1976, no Porto, e começou a sua vida desportiva na Formula 3 onde em 2004 competiu no World Series by Nissan. Estreou-se nos “single-seater” do automobilismo em 2005, ao serviço da equipa Jordan, tendo ainda competido na equipa de Alex Schneider, em 2006. Desde 2007, corre pela Seat Sport, ano em que ingressou no campeonato WTCC, conquistando as suas primeiras vitórias nas 2ªs mangas de Puebla e do Estoril. 2016 ficou marcado pelo terceiro lugar no Campeonato do Mundo e em 2017 procura melhorar esse feito. 2017 também é marcado pela renovação do contrato e Tiago Monteiro corre assim pela 6ª vez pela Honda para o Campeonato do Mundo de WTCC. Tiago Monteiro foi o único português a subir a um pódio na formula 1. Este feito deu-se em 2005 na etapa de Indianapolis para o Grande Prémio, com vitória para Michael Shumacher.

imagem