Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem dia pescador 1 2500 2500
DiadoPescadorEventos

Dia do Pescador

Documentário "Portugal tem Lata", sobre a história da indústria conserveira portuguesa

31.05.19

imagem

A Câmara Municipal de Matosinhos irá realizar, em parceria com o NAPESMATE, o Dia do Pescador, no Salão Nobre da edilidade, a partir das 14h30. Com esta iniciativa pretende-se realçar a importância do sector da pesca na economia do concelho de Matosinhos, bem como prestar homenagem ao trabalho árduo e profícuo dos pescadores, operários e empresários conserveiros matosinhenses de hoje e do passado.
O prato forte do programa será a apresentação e exibição do documentário “Portugal tem lata”, produzido recentemente pela produtora portuguesa Newtalks, com argumento e realização de Rui Pregal da Cunha, antigo vocalista da banda “Heróis do Mar”, e João Trabulo. Este filme contou com a colaboração e o alto patrocínio da Câmara de Matosinhos, nomeadamente através da cedência de documentação relevante, como imagens, vídeos ou plantas.
“Portugal tem lata” aborda um verdadeiro caso de estudo e de sucesso em todo o mundo, a história ao longo de cerca de dois séculos e o papel da indústria conserveira portuguesa, com particular destaque para Matosinhos que, em tempos, foi o maior porto de pesca do mundo e o maior centro conserveiro do planeta.
João Trabulo e o historiador Joel Cleto irão apresentar o documentário, que teve a participação das técnicas de arquivo e fotografia da Autarquia, assim como de responsáveis e operários das fábricas de conservas Pinhais, Ramirez e Portugal Norte.
No final da sessão, haverá ainda lugar à degustação de conservas produzidas no concelho.
O programa de comemoração do Dia do Pescador terminará pelas 18 horas com a reabertura do Núcleo Museológico do Mar, do NAPESMATE, na antiga Escola do Bairro dos Pescadores, após obras de beneficiação, a cargo da edilidade.
Este núcleo museológico criado em 2012, tem como missão central estudar, preservar e promover a memória dos pescadores de Matosinhos. A exposição permanente visa dar vida e conservar memórias, com a mostra de objectos que fizeram parte do “modos vivendi” de tempos passados na comunidade dos pescadores matosinhenses, doados por estes ou seus familiares ao NAPESMATE.

Horário:

14h30

Local:
Salão Nobre dos Paços do Concelho

Artigos relacionados: