Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem senhor de matosinhos 1 2500 2500
FestasSenhordeMatosinhosEventos

Senhor de Matosinhos

Festas da Cidade

24.05.19 a 16.06.19

evento SENHOR MATOSINHOS 2019

 

PROGRAMA - SENHOR DE MATOSINHOS 2019
(clique aqui)


As Festas do Senhor de Matosinhos estão quase aí. Falta pouco para que Matosinhos seja invadido por doses consideráveis de festa, música para todos os gostos e muita animação.
De 24 de maio a 16 de junho, muitos serão os motivos para vir a Matosinhos e usufruir dos eventos que a Câmara Municipal preparou para si no âmbito daquela que é considerada a maior Romaria do Norte do país.
Este ano, o cartaz tem várias atrações e pontos altos. Os concertos de Blaya e dos GNR com a Banda de Música Matosinhos-Leça nos Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, nos dias 9 e 10 de junho respetivamente, prometem agitar Matosinhos.
Para além dos cabeças-de-cartaz, o programa da romaria será também garantido por artistas locais, incluindo os grupos de bombos e zés pereiras, ranchos folclóricos, grupos de cavaquinhos e fadistas. De assinalar ainda a música de Câmara com solistas da Orquestra Barroca da Casa da Música, na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, o concerto do Coro Ensemble Vocal Pro Music, no adro da Igreja, e os já habituais encontros de tunas e o festival de folclore.
Uma das novidades deste ano é a realização de um Congresso Internacional sobre o Bom Jesus de Matosinhos, que decorrerá de 11 a 13 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O certame incluirá a apresentação de comunicações relacionadas com a imagem do Bom Jesus de Matosinhos, visitas, e o lançamento do livro das festas “Senhor de Matosinhos – Lendas, História e Património”, da autoria de Joel Cleto.
Destaque também para a exposição de Cunha e Silva “No Reino do Cavaleiro Cayo Carpo”, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, de 1 de junho a 31 agosto.
No dia 8 de junho, mais um dos pontos altos das festividades, o fogo de artifício, está marcado para as 24h00 prometendo atrair milhares de pessoas à cidade. E o fogo de bonecos, uma tradição pirotécnica única no país, com presença obrigatória no cartaz, está marcado para as 19h00 do feriado municipal, 11 de junho.
Também não faltarão, claro, a sardinha assada e as farturas, as iluminações decorativas, a procissão solene, a Feira de Artesanato e a Feira da Louça, os matraquilhos, os carrosséis, os carros-de-choque e os divertimentos mais radicais, todos bons motivos para que se desloque até nós.

Artigos relacionados: