Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
MuseuQuintaSantiagoDançaEventos

4.º Encontro de Professores de Flamenco

Entrada Gratuita

09.02.19

O Museu da Quinta de Santiago, tutela da Câmara de Matosinhos, será, uma vez mais, o cenário ideal para o Encontro de Professores de Flamenco (4.ª Edição), que este ano decorrerá a 9 de Fevereiro, às 21h30.

Promover a cultura e o Património, e divulgar a Dança junto da comunidade, neste caso em particular, o Flamenco, declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010, é um dos principais princípios deste acontecimento.

O Encontro de Professores de Flamenco, surge como antecâmara do Encontro de Escolas de Flamenco do Norte, que verá a sua 10.ª edição no próximo dia 16 de março, no Auditório Municipal de Vila do Conde, apresentando o competente trabalho de uma fortíssima segunda geração de professores de flamenco de diversas escolas do Grande Porto, que têm conseguido levar esta arte universal, a centenas de alunos ao longo da última década. Por seu lado, no Encontro de Professores, Catarina Ferreira traz-nos uma proposta sui generis a não perder - ver os professores dançar as coreografias dos seus alunos, fora do contexto de aula.

A hipotética ligação dos espaços deste edifício de finais do séc. XIX, outrora residência da Família Santiago, ao universo do Flamenco, surge do casamento de Dinis Santiago, único filho do casal, com a aristocrata espanhola María de la Concepcion Josefa Silvia de Navarro y Jordán, Marquesa da Vitoria, onde chegou a viver, também com os seus pais, ao refugiarem-se em Portugal, durante a guerra civil espanhola e no período de vigência franquista.

Em harmonia com a história e reminiscências andaluzas, o público, conduzido por diversas salas, e acompanhado pelos toques "rasgados" da guitarra, sapateados palpitantes, e o baile elegante mas conturbado pelas perdas e desamores, terá a oportunidade de ver concentrada uma mostra coreográfica de grande qualidade.

Professores participantes:
Ana Paula Costa, Ana Silva, Andreia Nascimento, António Carvalho, Catarina Ferreira e Sandra Esteves.

evento 4º ENCONTRO PROFS FLAMENCO

Horário:

21h30

Local:
Museu da Quinta de Santiago

Artigos relacionados: