Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
EventosArquiteturaSeminário

Arquitetura em Diálogo: Brasil e Portugal

Seminário

23.02.19

A partir de temas sugeridos pela Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira”, o Seminário “Arquitetura em Diálogo: Portugal e Brasil” convida um conjunto de 13 arquitetos de ambas as nacionalidades a debater, ao longo do dia 23 de fevereiro, entre as 10h00 e as 18h00, os traços distintivos da nova produção arquitetónica cá e no Brasil e em que medida estes se aproximam e se afastam.

Partindo de abordagens como programa, técnica, infraestrutura e herança cultural, o seminário fará um balanço do estado atual da arquitetura nesses dois países irmãos, separados pelo Atlântico e por dinâmicas culturais muito próprias.

O bilhete custa 8 euros com entrada na exposição incluída. Estudantes têm desconto de 50%. Os bilhetes podem ser levantados na bilheteira da Casa da Arquitectura a partir de dia 20 ou no próprio dia, a partir das 09h00.

INSCRIÇÕES AQUI.


PROGRAMA

23 FEV, 10h00
Conversa
PROGRAMA E INVENÇÃO
Angelo Bucci, SPBR Arquitetos (BR) e
Nuno Brandão Costa, Brandão Costa Arquitectos (PT)
com moderação de João Paulo Rapagão (PT)
Tratar da relação entre arquitetura e programa. De que modo os programas são incentivadores de novos espaços? Ou, ao contrário, são restrições que impedem experimentações poéticas e formais desejadas?

23 FEV, 11h30
Conversa
INDUSTRIALIZAÇÃO E FLEXIBILIDADE
Marcelo Morettin, Andrade Morettin Arquitetos (BR),
Luciano de Andrades, MAPA Arquitetos (BR) e
Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, Menos é Mais Arquitectos (PT)
com moderação de Inês Moreira (PT)
Novas perspetivas de industrialização de componentes e canteiros de obra flexíveis abrem perspetivas de construções ágeis e leves. Há que se pensar a arquitetura que decorre dessa nova situação, em contraste com aquela feita de betão armado e moldado in loco, que caracterizou o período “heróico” da arquitetura brasileira.

23 FEV, 14h30
Conversa
ARQUITETURA COMO INFRAESTRUTURA
Carlos Alberto Maciel, Arquitetos Associados (BR) e
Alexandre Delijaicov, Laboratório de Projeto da FAUUSP (BR)
com moderação de Luís Santiago Baptista (PT)
Pensar a relação entre arquitetura e infraestrutura, notando de que modo o projeto do edifício pode transcender a escala objetual em direção a um raciocínio sistémico que tenha impacto na escala urbana.

23 FEV, 16h00
Conversa
O LEGADO DA ESCOLA PAULISTA HOJE?
Martin Corullon, Metro Arquitetos Associados (BR),
Marta Moreira, MMBB Arquitetos (BR) e
Álvaro Puntoni, GrupoSP (BR)
com moderação de Jorge Figueira (PT)
De que modo a redução das novas gerações em São Paulo é herdeira da chamada “Escola Paulista” dos anos 1960 e 70? O que mudou dos pontos de vista técnico, social e ideológico? O que é possível (e desejável) conservar, e o que é preciso mudar?

BIOGRAFIAS


evento seminário_INFINITO

Horário:

10h00 - 18h00

Local:
Casa da Arquitectura

Artigos relacionados: