Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Ohp   22 5 x 68 metro   17 p gina 2web 1 2500 2500
ArquiteturaEventosOpenHouse

Open House Porto

3.ª Edição

01 a 02.07.17

A arquitetura voltará a estar de portas abertas a 1 e 2 de julho 2017, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos


Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, a terceira edição do Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 01 e 02 de julho um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.

Organizado e produzido em exclusivo pela CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins. A Trienal de Arquitectura de Lisboa, coprodutora nas duas primeiras edições ficará, a partir desta edição, associada ao evento enquanto Parceira Institucional. A organização do Open House Porto agradece à Trienal de Arquitectura de Lisboa todo o empenho e dedicação na implementação desta iniciativa no Porto, à qual dará seguimento com o compromisso de inovar e melhorar em cada edição.

Contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto pretende consolidar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano. Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o roteiro definido por Paula Santos e Ivo Poças Martins proporá uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços “que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”.

Paula Santos é arquiteta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Foi professora de projeto na Universidade Lusíada de 1997 a 2006, e Professora convidada do Departamento de Arquitectura da FCT da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Constituiu escritório próprio e a empresa paula santos-arquitectura lda, em 1998, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos e por convite. Foi agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e é atualmente estudante de Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Ivo Poças Martins é arquiteto, licenciado e investigador pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Paralelamente à investigação académica, integrado no CEAU da FAUP, tem mantido desde 2003 a atividade de projeto no escritório Ivo Poças Martins e Matilde Seabra, arquitetos. É fundador e coeditor do fanzine Friendly Fire de arquitetura e cultura urbana.

Foi membro da equipa de redação do Jornal Arquitectos entre 2012 e 2015 e integrou, como Curador Assistente, a equipa da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Desenvolve, atualmente, a sua tese de Doutoramento pelo Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.

A par com o roteiro definido pelos comissários, decorrerá, à semelhança da edição anterior, um conjunto de ações paralelas denominadas “Programa Plus” que voltará a apostar, entre outros momentos, na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.

Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 21 de abril, as inscrições para o recrutamento de 200 voluntários. O formulário para candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com.

O quarteirão Real Vinícola, espaço onde a CASA DA ARQUITECTURA (CA) terá as suas futuras instalações, será um dos espaços do roteiro 2017. Apesar de verificados alguns atrasos em obra e estando agora confirmado o adiamento da sua abertura ao público para o final de outubro de 2017, estará de portas abertas durante todo o fim-de-semana Open House Porto.

LINHAS CURATORIAIS
“O Open House Porto, na sua terceira edição, e pela primeira vez organizado em exclusivo pela Casa da Arquitectura, é já uma festa das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia que, uma vez mais, se revelam de modo surpreendente aos seus visitantes. Propomos este ano visitas a obras de arquitetura de diferentes programas e épocas que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem.

A escolha que fizemos pretende, por isso, ser um espelho de uma realidade complexa e de diferentes modos arquitetónicos - da grande à pequena escala, de grandes edifícios públicos a pequenas obras particulares, de espaços monumentais a intervenções de detalhe.

Aos lugares que já fazem parte da nossa história, que convidamos a revisitar de uma forma inusitada, incluindo visitas noturnas, juntam-se experiências recentes (algumas concebidas por arquitectos no início das suas carreiras) demonstrativas de modos alternativos de viver e construir.

Sedimentando a experiência de sucesso dos anos anteriores, procurámos ainda que a escolha de um número significativo de obras se pudesse organizar por núcleos de vizinhança e de proximidade. O percurso entre elas permitirá perceber de que modo um conjunto de intervenções em edifícios patrimoniais, reconversões, ou obras de raiz, em proximidade, podem alterar o bairro e a cidade.

É a oportunidade para perceber o que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos, e de que modo a arquitetura contribui para mudar a qualidade e o perfil urbano das cidades.”
Paula Santos e Ivo Poças Martins

SOBRE O OPEN HOUSE
O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 30 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

COMO FUNCIONA O OPEN HOUSE PORTO
O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas.

A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.
O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas regulares.

Em cada espaço é entregue o guia e o mapa do Open House Porto.

O Open House Porto 2017 é organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitectura com a parceria da Câmara Municipal do Porto como Parceiro Estratégico e dos Municípios de Gaia e Matosinhos como Parceiros do evento.

COMO FUNCIONAM AS VISITAS
Durante um fim-de-semana, 1 e 2 de julho, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

1- Formatos de Visita:
Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;
Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;
Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

2- Forma de Acesso às Visitas
O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.
Apenas alguns espaços, por condicionantes internas, poderão exigir a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. A reserva destas visitas ficará disponível neste site.

Outras Informações
À semelhança da edição anterior, decorrerá em simultâneo com as visitas um conjunto de ações denominadas por “Programa Plus”. Os espaços que contemplam ações integradas neste programa estarão devidamente sinalizados, informando o tipo de atividade e horário.
Em cada espaço será entregue um guia e um mapa do Open House Porto pela equipa de voluntários presente no local.
A arquitetura vai estar de portas abertas: entre e faça parte desta experiência!

Para mais informações:
Página Oficial Open House Porto | www.openhouseporto.com 
openhouseporto@casadaarquitectura.pt 

imagem

Artigos relacionados: