Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Projeto Rios

O Projeto Rios é um projeto que visa a conservação dos espaços fluviais, contribuindo para a implementação da Diretiva Quadro da Água. Em Portugal, a coordenação do Projeto Rios é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
O Projeto Rios propõe a adoção e monitorização de um troço de rio, tendo como principal objetivo implementar um plano de adoção de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira. Para auxiliar nesta tarefa é fornecido um kit didático.
 
O grupo selecionará o troço do rio ou ribeiro a monitorizar em função da situação geográfica e de acordo com a coordenação nacional e municipal, assumindo a responsabilidade de vigilância e proteção do troço do curso de água escolhido. Será necessário proceder ao preenchimento da ficha de inscrição do projeto rios (www.projectorios.org). Durante o ano letivo, o grupo terá que realizar, no mínimo, duas saídas de campo para preenchimento das fichas de identificação.
 
As escolas do concelho de Matosinhos foram das primeiras a nível nacional a aderir ao projeto quando arrancou em 2006. Atualmente, o projeto conta com 12 grupos inscritos.
 
Para mais informações consulte www.projectorios.org 
 
Projeto Rios