Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Programa Eco-Escolas

O Programa Eco-Escolas é um projeto de educação ambiental, promovido a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e apoiado localmente pelos Municípios Parceiros. Trata-se de um programa de educação ambiental que pretende encorajar ações bem como reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo para a implementação de uma Agenda XXI Escolar.
 
A concretização do programa pressupõe que sejam trabalhados os 3 temas-base: Água, Resíduos e Energia e ainda o tema-complementar que é lançado todos os anos pela ABAE, não obstante poderem ser trabalhados outros temas considerados pertinentes. A metodologia geral do Programa Eco-Escolas contempla essencialmente 4 fases distintas: inscrição da escola no programa; implementação do programa; candidatura ao galardão e atribuição do galardão. O cronograma seguinte apresenta as principais ações/momentos subjacentes ao desenvolvimento do Programa Eco-Escolas ao longo do ano letivo. Para mais informações sobre o Programa Eco-Escolas consulte a página www.abae.pt.  
 
 
grafico_1.JPG
 
 

Programa Eco-Escolas 2011/2012

  
A inscrição e candidatura no âmbito do Programa Eco-Escolas 2011/2012 deverá realizar-se on-line em: http://plataformas.abae.pt/ecoescolas/professor.html. Todos os passos encontram-se descritos na página www.abae.pt. No entanto, caso encontre dificuldades em utilizar a plataforma, poderá em alternativa enviar a documentação por correio electrónico para ecoescolas@abae.pt ou ainda recorrendo ao fax ou à morada postal da ABAE.
 
Para o desenvolvimento e implementação do Programa Eco-Escolas recomenda-se a leitura do Guia do Professor, disponível em http://www.abae.pt/programa/EE/documentacao/guia_professor.pdf
 
Após a inscrição, os primeiros passos a implementar são a criação do Conselho Eco-Escolas, a realização da Auditoria Ambiental e a definição do Plano de Ação. As informações acerca da realização destes passos deverão ser introduzidas na Plataforma Eco-Escolas até ao final do mês de fevereiro (ficha de acompanhamento). No Plano de Ação deverão ser incluídas atividades no âmbito dos três temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um tema do ano (floresta, mar ou agricultura biológica).
 
 
 

Programa Eco-Escolas 2010/2011

Decorreu no dia 7 de outubro de 2011 a cerimónia nacional de entrega do Galardão Eco-Escolas pela ABAE, no Pavilhão Salvador Machado em Oliveira de Azeméis. O Dia das Bandeiras Verdes constitui o culminar dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Eco-Escolas. Em 2010/2011 estiveram inscritas mais de 1500 escolas do continente e regiões autónomas, das quais depois de avaliadas as candidaturas, 1209 demonstraram possuir a qualidade suficiente para, segundo os critérios da Foundation for Environmental Education (FEE) lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola.
 

As 1209 Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 219 Municípios, simbolizando o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental e educação para a sustentabilidade. Matosinhos está entre os Municípios com mais escolas galardoadas: Sintra (91), Vila Nova de Gaia (33), Ílhavo (31), Matosinhos (29), Pombal (29), Câmara de Lobos (27), Funchal (21), tendo ficado em 4º lugar a nível Nacional.
 
 
grafico_2.JPG
 
No ano letivo 2010/2011 estiveram inscritas 31 escolas do concelho de Matosinhos tendo sido 29 galardoadas com a Bandeira Verde, registando-se uma taxa de sucesso de implementação do Programa de cerca de 94%. Ao nível da Área Metropolitana do Porto, Matosinhos foi o segundo município com maior número de escolas com Bandeira Verde – 29 Eco-Escolas.
 
 
grafico_3.JPG
 
As escolas de Matosinhos galardoadas no âmbito do Programa Eco-Escolas 2010/2011 foram:
 
 
Escola Secundária da Boa Nova; Escola Secundária do Padrão da Légua; Escola Secundária João Gonçalves Zarco; Escola Secundária Augusto Gomes; Escola Secundária Abel Salazar; EB 2,3 de Passos José; EB 2,3 Leça do Balio; EB 2,3 Professor Óscar Lopes; EB 2,3 Maria Manuela Sá; EB 2,3 Dr. José Domingues dos Santos; EB 2,3 de Perafita; EB 2,3 de Leça da Palmeira; EB I/JI da Barranha; EB1/JI Quinta de S. Gens; EB 1 Quatro Caminhos; EB 1 do Sobreiro; EB 1/JI Agudela; EB1/JI Praia de Angeiras; EB1/JI de Cabanelas; EB1/JI de Gondivai; EB1 do Araújo; EB1/JI Monte da Mina; EB1 da Cruz de Pau; EB1 da Biquinha; EB1 Padre Manuel de Castro; Externato Padre Cruz; Jardim-Escola João de Deus; Associação Mamedense de Apoio Social e Centro Infantil de Matosinhos.
 
Destaca-se ainda que ao nível dos concursos facultativos Eco-Escolas 2010/2011, a escola EB 2,3 de Leça da Palmeira foi vencedora do Concurso Geração Depositrão na Atividade Criativa – Vídeo REEE (3º ciclo e Secundário), com o vídeo “A Viagem da Televisão”.