Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Parque da Ciência

O aterro sanitário de Matosinhos, junto ao monte de S. Brás, foi oficialmente encerrado e selado dando lugar ao Parque da Ciência, o qual foi inaugurado a 27 de maio de 2009.
O Parque da Ciência ocupa uma área de cerca de 8 hectares e foi alvo de uma recuperação paisagística da qual constou a selagem do aterro, a instalação de infraestruturas, arborização e arrelvamento de modo a oferecer à população uma grande área ambiental.
Neste projeto, houve a preocupação da renaturalização e valorização das margens do Rio Leça, recuperando a galeria ripícola e criando zonas de lazer bem como uma ecopista.
 
Foi também inaugurado um sistema de aproveitamento do biogás e a produção de energia limpa, o que permite aproveitar este recurso energético durante 10 anos, transformando-o em energia elétrica, prevendo-se a produção média de cerca de 4.000 MWH/ano, energia elétrica suficiente para abastecer um aglomerado de 1.000 habitações. Refira-se que o principal benefício ambiental deste investimento reside no facto de se evitar a continua emissão, para a atmosfera, de gases de efeito de estufa. Por ano, evita-se cerca de 18.900 toneladas de CO2 equivalentes, que é emissão, por exemplo, de 11.900 viaturas durante um ano. Há também que destacar o benefício económico, uma vez que com este sistema de aproveitamento do biogás, espera-se obter uma receita de venda de energia elétrica, na ordem dos 500 mil euros anuais.
 
De modo a dar a conhecer as potencialidades do Parque, foi criado o Centro de Educação Ambiental que se apresenta como um polo dinamizador da sensibilização para as questões ambientais e científicas, sendo dirigido aos alunos das escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do concelho de Matosinhos. Através de marcação prévia, é possível realizar atividades agendadas nas áreas temáticas da energia, água, resíduos e conservação da natureza, compostas por circuitos interpretativos no exterior e por experiências didáticas no laboratório.
 
O Parque da Ciência comporta, ainda, um centro de acolhimento de animais abandonados com a garantia de que são tratados com dignidade e encaminhados para adoção, bem como um Hotel Cães-Gatos e o Gabinete Médico-Veterinário.
 
thumbnail.axd.jpeg
 
Destinatários: escolas do 1º, 2º e 3º ciclo;

Descrição: atividades nas áreas temáticas de resíduos/água/energia e conservação da natureza, compostas por circuitos interpretativos no exterior e experiências didáticas no laboratório.
 
Duração: 2h30m – sob marcação prévia.
Para efetuar as marcações deverá contactar os Serviços do Departamento de Ambiente da CMM através da Divisão de Recursos Hídricos e Orla Costeira – Telefone: 229 390 900 
 
Local: Lugar da Pinguela (Monte de S.Brás) – Custóias