Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Água

__gua.jpeg
 
A Água é um recurso indispensável à vida.

Este precioso elemento é muito frágil, bastando uma gota de uma substância perigosa para poluir milhares de litros que poderá permanecer durante várias gerações. De facto, os recursos hídricos são afetados pelos vários usos dados à água, incluindo os praticados na agricultura, na indústria e nos domicílios.

Sabendo que quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos e apenas uma pequena fração (menos de 3%) é água doce, e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea), a água disponível para o Homem e para os restantes seres vivos (sob a forma de rios e lagos) representa menos de 1% dos recursos hídricos do planeta. Tendo em conta o número crescente de pressões a que a gestão e utilização deste bem estão sujeitas, é vital criar instrumentos que ajudem a preservar os recursos para as próximas gerações.
 
A aplicação de medidas de proteção que garantam não só a qualidade da água de abastecimento, mas também a qualidade dos recursos hídricos do concelho é uma tarefa da autarquia que apela à colaboração dos munícipes na utilização sustentável deste recurso tão precioso.