Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Mensagem do Vereador da Cultura

Vereador Fernando Rocha

Vasta e com uma importância reconhecida em todo o país, a ação cultural da Câmara Municipal de Matosinhos tem dado especial importância à requalificação do património

 arquitetónico e artístico do concelho, mas também da nossa história e das nossas tradições.

Foi neste contexto que apostámos decididamente na valorização dos Caminhos de Santiago e na criação de uma grande recriação histórica que permitisse dar visibilidade a um dos mais belos monumentos nacionais do país, recordando como a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, ou dos Hospitalários, sediada no Mosteiro de Leça do Balio, é a mais antiga das ordens militares documentadas em território português, tendo prestado apoio médico e anímico aos peregrinos a caminho de Compostela.

Pelo conjunto patrimonial classificado de Leça do Balio, que integra o mosteiro e o cruzeiro esculpido por Diogo Pires, o Moço, no século XVI, continuam ainda a passar muitos dos peregrinos que atravessam a região a Caminho de Santiago de Compostela. É este também o cenário para uma das mais rigorosas reconstituições históricas que se fazem em Portugal: a do casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles, que aqui teve lugar em 1372, integrado naquela que é uma das principais feiras medievais do país, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. É deste modo que mantemos vivo o nosso património, seja daquele que está inscrito nas pedras ou do que a memória dos povos guarda.


Fernando Rocha

Vice-Presidente e Vereador da Cultura