Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Encontro de Escritores Matosinhenses

A literatura, a histórica local e a importância do mar na arte matosinhense em debate num encontro durante o qual são recordados nomes cujo trabalho de investigação contribuiu “para o bem comum”.

“Há muito que tardava esta iniciativa. Temos editado livros notáveis. Estamos a prestar uma homenagem àqueles que perpetuaram o nome de Matosinhos, que levaram o nome de Matosinhos mais longe. Esta é uma oportunidade para descobrir novos motivos de interesse no acervo municipal”, manifestou o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, na sessão de abertura do 1º Encontro de Escritores Matosinhenses, no dia 2 de junho de 2012.

“Já passaram por aqui escritores de renome internacional. Tínhamos uma dívida para com estas pessoas”, partilhou, na mesma linha de pensamento, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha. “É o cruzamento de gente como esta que dá a riqueza a uma comunidade. O que pretendemos, com as nossas publicações, é deixar um rasto para as futuras gerações. (...) Há vários hiatos no conhecimento da história de Matosinhos. Foram estas pessoas que foram recuperando estes fragmentos. Quem não souber de onde vem, não consegue encontrar o rumo para onde vai. Vamos continuar a editar livros com o objetivo de aprofundar o conhecimento da nossa história”, anunciou o Vereador da Cultura.

 

1º Encontro de Escritores Matosinhenses

Resumo das Apresentações

 

Notícias          

II Encontro de Escritores de Matosinhos
03 de Junho de 2013
O Convento de Bouças, o naufrágio do Veronese, o Senhor de Matosinhos, foram alguns dos temas abordados por cerca 20 escritores de Matosinhos.

 

2º Encontro de Escritores de Matosinhos
27 de Maio de 2013
Autores de obras publicadas sobre o Concelho revisitam histórias e acontecimentos ligados à cultura e ao mar.

 

1º Encontro de Escritores Matosinhenses
04 de Junho de 2012
Autores de obras publicadas sobre o Concelho reviveram histórias e acontecimentos ligados à cultura e ao mar.