Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

LEV | Literatura em Viagem

Literatura

CulturaLEVLiteraturaEscritores

  

Em Matosinhos nada pára e muita coisa se transforma. A agenda do concelho é muito diversificada e marcada, ao longo do ano, por grandes eventos. E destes, têm já lugar reservado os eventos em torno da literatura.

O LEV (Literatura em Viagem), o Encontro de Escritores Matosinhenses e o Salve a Língua de Camões são alguns dos exemplos das apostas que têm vindo a ser feitas ao nível das letras e da literatura pela Câmara Municipal de Matosinhos.

Abril fica habitualmente marcado por alguns dias de reflexão sobre a literatura de viagem com o LEV. Um encontro com importantes escritores e personalidades, provenientes dos quatro cantos do mundo, num evento que promove o livro, o confronto de ideias, o espaço de debate, a leitura e o diálogo intercultural.

No Encontro de Escritores Matosinhenses, autores de obras publicadas sobre o Concelho de Matosinhos revivem histórias e acontecimentos ligados à cultura e ao mar. A literatura, a histórica local, a importância do mar na arte matosinhense, entre outros temas estão normalmente em debate nestes encontros que se assumem também como uma homenagem àqueles que através da literatura perpetuam e levam o nome de Matosinhos mais longe.

O Salve a Língua de Camões é um projeto já com história em Matosinhos que pressupõe o intercâmbio de textos para teatro em língua portuguesa, fomentando a defesa e difusão da Língua Portuguesa, bem como a sensibilização e o fomento do gosto pelo teatro. As leituras encenadas são feitas pela Companhia Teatro Reactor de Matosinhos.