Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Presidente

EduardoPinheiroPresidente

Presidente da CM Matosinhos Eduardo Pinheiro

Estimado(a) visitante, caro(a) munícipe:

Matosinhos mudou. Modernizámos há alguns meses o rosto da cidade e do município na internet, mas esta é a menos importante das transformações que estão em curso.

Concelho de vocação marítima, Matosinhos quer continuar a afirmar-se pelo dinamismo do seu Porto de Leixões e da estrutura logística que o rodeia, pela pesca e pela restauração que amanha o melhor peixe do mundo. Mas somos já muito mais do que isto.

Concretizando a estratégia gizada pelo presidente Guilherme Pinto, Matosinhos tornou-se num concelho de referência nacional nas mais diversas matérias, da Educação à Ação Social, passando pelo Ambiente ou pelo Desporto. O concelho afirma-se agora pelo dinamismo económico, pela qualificação urbana e dos seus recursos humanos, e pela forte aposta na criatividade, na inovação e na cultura.

Matosinhos orgulha-se de ser a sede de instituições como o Ceiia-Centro de Excelência para a Investigação da Indústria Automóvel e Aeronáutica, o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Porto, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, a Porto Business School ou a Escola Superior de Arte e Design.

O espírito de parceria e inovação que nos move permitiu já criar um conjunto de equipamentos que, por exemplo, faz já de Matosinhos uma referência nacional do domínio do design. Temos uma incubadora de empresas, um centro de exposições e um centro de investigação que, assim o esperamos, hão de ser a base para a futura inclusão de Matosinhos da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Esta é também a cidade da Orquestra Jazz de Matosinhos, do Quarteto de Cordas de Matosinhos, de Siza Vieira, da Piscina das Marés e da Casa de Chá da Boa Nova, da Estrela Michelin recém-atribuída ao chef Rui Paula, da monumental espiral “She Changes”, da norte-americana Janet Echelman, e da primeira escultura pública do artista plástico Julião Sarmento, homenageando os irmãos Passos. Matosinhos é a sede da mais importante instituição nacional na área da arquitetura, a Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, que é já depositária, entre outros, de acervos de Eduardo Souto de Moura, Siza Vieira ou Paulo Mendes da Rocha.

Bem-vindo(a), pois, a esta terra de horizontes largos, de mar, dinamismo e cultura.

 
O Presidente da Câmara
imagem 
Eduardo Pinheiro