Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

imagem

Reabilitação Urbana

UrbanismoReabilitaçãoUrbana

imagemNão fossem as zonas urbanas antigas e é provável que as cidades fossem todas iguais (ou, pelo menos, muito parecidas umas com as outras). Mas é precisamente nos velhos bairros onde as urbes deram os primeiros passos – antes de que as estradas, a televisão e a internet nos normalizassem e esbatessem as diferenças que temos – que reside aquilo que de mais autêntico e distintivo existe na urbanização do território e, mais do que isso, na própria identidade das comunidades.

A reabilitação do património construído apresenta-se, pois, como um imperativo absoluto do tempo que vivemos. Não existe outro modo de garantir que o legado urbano das anteriores gerações se mantém efetivamente vivo, ou de permitir que os nossos últimos traços identitários subsistam; mas também não há outra forma de evitar o contínuo alastramento das manchas construídas do território (e a consequente delapidação dos recursos naturais) ou de garantir que o centro das nossas cidades volta a ter atividade económica, bulício, movimento de gente – numa só palavra, vida.

O Programa Estratégico das Áreas de Reabilitação Urbana de Matosinhos e de Leça da Palmeira, agora aprovado, constitui um instrumento fundamental para a reabilitação das zonas antigas da cidade de Matosinhos, promovendo não só a requalificação patrimonial, mas garantindo também o acesso a programas de financiamento neste domínio e a criação de estímulos para a iniciativa privada no âmbito da regeneração urbana, nomeadamente ao nível fiscal e administrativo. Sendo parte desta estratégia integrada e coerente, o Balcão da Reabilitação Urbana de Matosinhos assume-se como um meio privilegiado de comunicação entre a Câmara Municipal de Matosinhos e os promotores, disponibilizando toda a informação, auxiliando na instrução dos processos e agilizando os procedimentos.

O objetivo só pode ser um: garantir um futuro ao passado de Matosinhos.

Eduardo Pinheiro
Presidente da Câmara

imagem

imagem
imagem