EducaçãoLiteraturaNotícias

Poesia une gerações

Plano Municipal de Leitura com agenda preenchida em novembro

06.11.18

A Escola Básica Irmãos Passos recebeu ontem mais uma iniciativa de promoção da leitura, integrada no Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos.
Dinamizada pelo escritor e professor Paulo Condessa, esta foi a primeira de um conjunto de quatro sessões intergeracionais, que se realizarão ao longo do mês de novembro.
25 crianças do 1º ano do Ensino Básico e oito seniores em situação de solidão e isolamento social, referenciados pela Comissão Social de Freguesia de Guifões, participaram nesta iniciativa.
O PML prossegue ao longo do mês de novembro com as visitas de Miguel Gonçalves, coordenador nacional da Sociedade Planetária, à Escola Secundária Abel Salazar, e de Ana Luísa Amaral, recentemente galardoada com o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo para uma sessão de conversa e poesia.
As novidades não se ficam por aqui. Também em novembro regressa a “Poesia Mal_dita”, uma iniciativa criada pela autarquia e integrada no Plano Municipal de Leitura de Matosinhos para este ano, seguindo as orientações do Plano Nacional de Leitura. O objetivo é abranger novos públicos, em locais tradicionais e em outros mais improváveis.
Depois do Mercado Municipal de Matosinhos e do átrio da Igreja do Bem Jesus de Matosinhos, os conceituados atores/declamadores Isaque Ferreira e João Rios estão de volta já no próximo dia 17 de novembro ao Mercado para contagiar logo pela manhã vendedores e clientes dos mais diversos setores com textos literários de autores de língua portuguesa.
Na noite de 20 de novembro, será a vez de Valter Hugo Mãe participar na Comunidade de Leitores do PML, para a análise do livro "O quarto da mãe", de Sérgio Mendes, que contará, também, com a presença do autor.

• Plano leitura escolas 1 1 882 600
    Plano leitura escolas 1 1 139 90