EducaçãoNotícias

Abertura do ano escolar

17 de setembro na Escola Secundária João Gonçalves Zarco

14.09.18

A Câmara Municipal de Matosinhos vai assinalar na segunda-feira, 17 de setembro, às 9 horas, o início do ano letivo 2018/2019 para os mais de 18 mil alunos do concelho, com uma visita à Escola Secundária João Gonçalves Zarco, onde está a ser concluído um importante investimento municipal. A cerimónia contará com a presença da presidente da câmara, Luísa Salgueiro, que participará na recepção dos alunos do sétimo ano, os quais vão frequentar este estabelecimento de ensino pela primeira vez .

Luísa Salgueiro apresentará ainda cumprimentos aos professores e aos demais profissionais da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, e visitará o pavilhão gimnodesportivo da escola, em cuja reabilitação a Câmara Municipal de Matosinhos está a investir cerca de 760 mil euros, estando a intervenção praticamente concluída.

A visita à Escola Secundária João Gonçalves Zarco marcará, assim, o início de um novo ano de trabalho nos 48 estabelecimentos de ensino público do concelho de Matosinhos, em cuja qualificação a Câmara Municipal de Matosinhos investiu 52 milhões de euros no decurso dos últimos anos. O ano letivo 2018/2019 assinalará, recorde-se, o arranque em Matosinhos do projeto Roteiros Pedagógicos, iniciativa pioneira que procurará estreitar a relação entre a comunidade escolar e as instituições e empresas do concelho, promovendo a articulação entre a oferta formativa e o mercado de trabalho.

A consolidação do currículo local será outra das apostas da Câmara Municipal de Matosinhos para o ano letivo que agora começa, alargando ao ensino pré-escolar as atividades de enriquecimento curricular na área do surf, do bodyboard, da patinagem, da natação e do rope skipping. A autarquia continuará ainda a proporcionar terapias inclusivas aos alunos com necessidades especiais, nomeadamente hipoterapia, cinoterapia, psicomotricidade, hidroterapia e musicoterapia.