SenhordeMatosinhosGeminaçõesNotíciasCongonhas

Senhor de Matosinhos no Brasil

Comitiva liderada pelo Vereador da Cultura participa hoje no encerramento do Jubileu em Congonhas

14.09.18

Chegam hoje ao fim as comemorações do 237º Jubileu do Senhor de Matosinhos, em Congonhas, no estado brasileiro de Minas Gerais.not lat missa congonhas

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, é património mundial da UNESCO e durante esta semana recebe milhares de fiéis, naquela que é a maior peregrinação religiosa de Minas Gerais.

O encerramento do Jubileu será assinalado com a realização de uma missa campal celebrada pelo Pároco de Matosinhos, o padre Manuel Mendes, em conjunto com padres brasileiros de Congonhas.

A eucaristia será transmitida em direto a partir das 18h50 (hora portuguesa). Para assistir à missa, basta aceder ao link da Prefeitura de Congonhas

Depois da visita de uma comitiva de Congonhas este ano às Festas do Senhor de Matosinhos, a convite da Câmara Municipal, uma delegação de Matosinhos, chefiada pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Fernando Rocha, tem estado esta semana em Minas Gerais, para aprofundar os projetos relacionados com a geminação com Congonhas, em matéria de fé, arte, cultura, gastronomia, economia e inovação.

Depois de várias reuniões com o Prefeito de Congonhas, Zelinho de Freitas, e os restantes membros da comissão formada para reativar o compromisso de geminação com Matosinhos, a comitiva de Matosinhos visitou esta semana o Santuário do Bom Jesus, o Museu de Congonhas, o Parque Ecológico da Cachoeira, o Museu de Inhotim, passando ainda pelas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, São João d’el Rei.

Recorde-se que a devoção ao Senhor Bom Jesus uniu Congonhas e Matosinhos num acordo de geminação assinado em 1986 e 1996, tratado esse que agora será retomado e atualizado face às novas necessidades.

O novo acordo estará centrado num “trabalho em rede” com as 25 comunidades do Brasil (Estados de Minas Gerais, S. Paulo, Bahia e Rio de Janeiro) que partilham a devoção pelo Senhor de Matosinhos, segundo a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Luísa Salgueiro, que não pôde estar presente nas celebrações em Congonhas, fez questão de agradecer a comenda atribuída a Matosinhos pela cidade de Congonhas, através de uma mensagem de vídeo, retribuindo o gesto “com uma saudação muito especial”.

• Not missa congonhas 1 1 882 600
    Not missa congonhas 1 1 139 90