Not lugar partilha 8 1 882 600 1 2500 2500
Matosinhos HabitConjunto Habitacional da GuardaHabitaçãoNotícias

Casa de Brincar abre portas amanhã

Projeto envolveu moradores do Conjunto Habitacional da Guarda.

09.08.18

É já amanhã a inauguração da Casa de Brincar, em Perafita.

Trata-se de um equipamento de apoio à comunidade local, construído no âmbito do projeto “O Lugar de Partilha”, laboratório de autoconstrução organizado e produzido pela Casa da Arquitectura.

Depois da experiência no ano passado no Bairro das Campinas, no Porto, o projeto foi agora implementado no Conjunto Habitacional da Guarda, numa parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Matosinhos Habit e a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

Ao longo das últimas duas semanas, 15 jovens arquitetos e estudantes de países como Austrália, México, Itália, Brasil e Portugal, têm vindo trabalhar em conjunto com os moradores, desde a conceção do projeto até à sua concretização.

Orientados por quatro tutores- arquitetos- Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Ivo Poças Martins e Dulcineia dos Santos, os jovens estudantes construíram uma infraestrutura com quatro quartos, um deles coberto. Este último é um espaço multiusos que poderá servir de apoio a festas, para cozinhar ou reunir os moradores do bairro. As restantes três divisões são abertas.

A inauguração está agendada para amanhã, dia 10 de agosto, para as 18h00. Presente estará o administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia. Haverá ainda a participação das associações culturais e desportivas de Perafita.