HabitaçãoNotícias

Conjunto Habitacional de Cruz de Pau

Matosinhos investe 2,7 milhões na requalificação

31.07.18

Vão arrancar durante o mês de agosto as obras de requalificação dos seis edifícios do Conjunto Habitacional de Cruz de Pau construídos em 1963 e que compõem um dos mais antigos núcleos de habitação social da cidade de Matosinhos. A intervenção está orçada em 2,7 milhões de euros e incluirá a beneficiação do interior e do exterior dos blocos, bem como a substituição integral das infraestruturas de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações e gás.

Os trabalhos, consignados há dias, vão beneficiar um total de 104 habitações, nas quais residem 237 pessoas, devendo prolongar-se por dezoito meses. Será melhorado o isolamento térmico dos edifícios com a colocação de capoto nas paredes exteriores e substituídas todas as caixilharias exteriores e interiores. O interior dos apartamentos será também remodelado, estando prevista a colocação de novos pavimentos e a substituição integral das cozinhas e dos sanitários, e a pintura das casas.

Para apoiar um mais racional avanço da intervenção, um fogo que se encontra devoluto está a ser transformado em andar-modelo, devendo ser dado a conhecer dentro de dias. Ali vão ser ensaiadas algumas das soluções técnicas do projeto, permitindo testar e aprovar os materiais a aplicar na empreitada. O apartamento servirá também de escritório da obra durante a intervenção.

O Conjunto Habitacional da Cruz de Pau é composto por 48 apartamento T2 e 56 fogos T3.

No ano passado, recorde-se, a Câmara Municipal de Matosinhos e a empresa municipal Matosinhos Habit tinham já iniciado o processo de regeneração do núcleo inicial do Bairro da Cruz de Pau. O projeto em curso prevê a demolição de um total de 32 habitações e a criação de uma área verde.

• Not conj habit cruz pau 1 1 882 600
    Not conj habit cruz pau 1 1 139 90