AdeimaAçãoSocialEducaçãoNotícias

Projeto + Literacia

Cerimónia de entrega de certificados

31.07.18

“Este diploma é um papel, mas que na vossa vida tem um significado enorme”, disse hoje o Vereador da Educação na cerimónia de entrega de certificados do projeto “+ Literacia”.
Os Censos de 2011 revelaram que, no concelho de Matosinhos, das 88326 pessoas em idade ativa, 7% não tinham escolaridade, 39% não concluíram o ensino básico e 18% tinham o 9º ano.
Preocupada com os níveis de qualificação e formação da população adulta, e os seus efeitos ao nível da empregabilidade, a Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, criou em 2015 o projeto + Literacia.
Dirigido a pessoas com mais de 18 anos, iletradas ou com muito baixos níveis de literacia, este projeto visa a promoção de literacias básicas - leitura e escrita, cálculo matemático, conhecimento do mundo, competências tecnológicas, e desenvolvimento sociocognitivo.
Para o efeito, são dinamizados dois grupos de formação nas quatro uniões de freguesia em locais de proximidade e estratégicos para a população. Em algumas situações e para colmatar as dificuldades de acesso a transporte, são disponibilizadas senhas de transporte às/aos formandos que, de outra forma, não poderiam participar nas sessões do +Literacia.
O projeto promove ainda diferentes visitas de estudo a locais de interesse que complementam o processo formativo, em contexto de sala de aula, e potenciam o desenvolvimento sociocultural dos formandos/as, contrariando, assim, o isolamento social.
A primeira edição decorreu entre 2016 e 2017 e contou com a participação de 122 formandos.
A segunda edição, iniciada em setembro de 2017, terminou em julho deste ano e contou com a presença de 111 formandos, dos quais 12 viram concretizado o objetivo de obter o certificado do 4.º ano, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, com o apoio do Centro Qualifica da ADEIMA.
Os 72 certificados foram hoje entregues no Edifício dos Paços do Concelho numa cerimónia que contou com a presença do Vereador da Educação, António Correia Pinto, e do Vereador e Vice-presidente da ADEIMA, José Pedro Rodrigues.
“Em 2013 identificámos a necessidade de criar uma resposta para que um conjunto de cidadãos tivesse acesso a competências que lhes permitissem, primeiro que tudo, conquistar a liberdade.
Ter nas nossas mãos uma ferramenta que nos dá competências para lidar com a vida de outra forma, capacidade reivindicativa e autonomia na comunicação, na leitura de informação no dia-a-dia, é o primeiro passo para liberdade.
A escola infelizmente não foi uma oportunidade para todos. Não podemos ignorar o reflexo na nossa sociedade”, explicou o Vereador da Educação.
António Correia Pinto elogiou ainda a “coragem” e “determinação” para, “nesta altura das vossas vidas, largar as vossas casas e voltar à escola”.
“Tenho a certeza de que agora vão olhar para a escola de outra forma e para a importância que a escola tem no futuro dos vossos filhos e netos”, concluiu o autarca.

• Not certificados literacia 1 1 882 600
    Not certificados literacia 1 1 139 90