FITEIConstantinoNeryTeatroNotícias

FITEI em Matosinhos

Estreia nacional de “A House In Asia” no Teatro Municipal de Matosinhos

12.06.18

A 41.ª edição do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está aí. De 12 a 22 de junho, e apresentando como tema para esta edição uma reflexão sobre os empoderamentos, haverá espetáculos nacionais, mas também do Brasil, Argentina, México, Espanha, Cabo Verde e Chile.

Em Matosinhos, o destaque vai para a estreia nacional de “A House In Asia” pela Agrupación Señor Serrano, que sobe ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery já nos dias 15 e 16 de junho, pelas 21h30.

Através de uma linguagem muito própria, com maquetas, vídeo-projeções, manipulação de vídeo em tempo real, e performers, a Agrupación Señor Serrano apresenta um western cénico em que a realidade e cópias da realidade se misturam, incidindo na década que se seguiu ao 11 de Setembro.

Os espetáculos inseridos nesta 41ª edição do FITEI vão realizar-se em várias salas das cidades do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Felgueiras e Viana do Castelo. Workshops, conferências, concertos, poesia, lançamentos de livros, dança e muito teatro são algumas das atividades que fazem parte da programação.

Refira-se que "Empoderamento" foi o tema escolhido para a edição de 2018 do FITEI, com a intenção de "criar um debate, uma reflexão sobre o poder e não condicionar os artistas".

A programação dá particular destaque a quem "normalmente não tem poder", seja "a mulher, as minorias étnicas, o pobre, o habitante do sul da Europa, o habitante do sul do mundo ou o indígena".

Entre os portugueses, referência para a estreia de quatro mulheres encenadoras/criadoras: Sara Barros Leitão, Ana Luena, Raquel S. e Diana de Sousa, bem como para a nova obra de Victor Hugo Marques," Margem" e para Marco Martins, com a obra "Provisional Figures: Great Yarmouth".

“Caranguejo Overdrive” de Aquela Companhia, do Brasil; “Mendoza” de Los Colochos, do México; “A House In Asia” dos catalães Agrupación Señor Serrano, “Correo” da chilena Paula Aros Gho, “Altíssimo” do Pernanbucano Pedro Vilela, a residência “Yo Escribo. Vos Dibujás”, no regresso de Federico León, da Argentina, são alguns dos atrativos internacionais para o certame deste ano.

“A House In Asia”
Teatro Municipal de Matosinhos - Constantino Nery
15 e 16 de junho, pelas 21h30
Preço dos bilhetes 7,50€.
Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€,
Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes