ConstantinoNeryOJMMúsicaNotícias

Grande Pesca Sonora da OJM

26 de maio pelas 18 horas e 21h30 no Teatro Municipal de Matosinhos - Constantino Nery

23.05.18

Na semana em que o Terminal de Cruzeiros de Leixões foi notícia por ter recebido quatro barcos num só dia, a icónica infraestrutura portuária vai também servir de mote para o novo espetáculo que junta a Orquestra Jazz de Matosinhos e os alunos de quatro escolas do concelho. Com maresia e voos de gaivota, “Velocidade de Cruzeiro” resulta da quinta edição do projeto Grande Pesca Sonora e sobe ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery no sábado, 26 de maio, para dois espetáculos. A entrada é livre até ao limite da lotação do teatro.

Alunos das Escola Secundária Augusto Gomes, da Escola Secundária Gonçalves Zarco, do Jardim Escola João de Deus e da Escola de Música Óscar da Silva, com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos, participaram neste projeto do serviço educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos e da Câmara Municipal de Matosinhos. O espetáculo juntá-los-á no palco do Constantino Nery aos músicos da OJM, após um longo trabalho de criação e performance musical, artes visuais, oficina literária e de movimento.

A dinâmica imposta à cidade pelo Porto de Leixões, e mais concretamente pelo Terminal de Cruzeiros, serviu de inspiração ao trabalho desenvolvido pelos alunos sob orientação da OJM. O labor criativo contou ainda com um filme realizado por João Canijo, com música do pianista Mário Laginha.

Nos anos anteriores, recorde-se, a Grande Pesca Sonora teve como temas “Pregões e Padrões”, “Missão ao Fundo do Mar” e “Plantas, Plantas com Música”, associando sempre a oficina criativa proposta aos alunos a temáticas relacionadas com a história e o património material e imaterial de Matosinhos.

• Not ojm pesca sonora 1 882 600
    Not ojm pesca sonora 1 139 90