Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem senhor de matosinhos 1 2500 2500
FestasRallydePortugalSenhordeMatosinhosNotícias

Está a começar a semana mais trepidante de Matosinhos

Até ao próximo dia 22, feriado municipal, a Romaria do Senhor de Matosinhos tem animação para todos os gostos. O tradicional espetáculo de fogo-de-artifício está marcado para a meia-noite do próximo sábado.

15.05.18

imagemNão é exagero nenhum dizer que Matosinhos vai viver uma semana explosiva. O melhor da animação da romaria do Senhor de Matosinhos vai arrancar na quinta-feira, com as primeiras classificativas do Rally de Portugal e com o início da semana mais animada da programação da festa. O ponto alto acontecerá à meia-noite de sábado, com o retumbante fogo-de-artifício que é uma das imagens de marca da romaria, e terminará com as explosões do Fogo de Bonecos, às 19 horas do dia 22. Pelo meio haverá ainda a música de Aurea e de Richie Campbell, as celebrações religiosas e mais – muito mais.

Na quinta-feira, 17 de maio, pelas 22 horas, Richie Campbell sobe ao palco montado nos jardins da Biblioteca Municipal Florbela para o primeiro grande concerto desta edição do Senhor de Matosinhos. No dia seguinte, à mesma hora, será a vez de Aurea trazer a Matosinhos alguns dos seus maiores êxitos e também as músicas do novíssimo “Confessions”.

Na sexta-feira haverá também espaço para a inauguração no Museu da Quinta de Santiago, pelas 18h30, da exposição “Brinquedos para Ícaro – Leques da colecção de arte contemporânea Boti Llanes”, que contará com a presença do diretor do Museu Nacional de Belas Artes de Havana, Jorge Antonio Fernández Torres.

Já amanhã, 16 de maio, pelas 21 horas, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, terá lugar a Gala Cinescolas, que mostra as dez curtas-metragens feitas por alunos das escolas do ensino básico. Na sexta-feira, no mesmo local e à mesma hora, terá lugar a Gala 7/1, onde vão ser apresentadas as seis curtas-metragens produzidas pelos alunos das escolas secundárias do concelho.

imagemO sábado arranca com os bombos dos Zés Pereiras, logo a partir das 9 horas, e incluirá, a partir das 14 horas, a comemoração do Dia Municipal de Bombeiro. O programa para este dia é extenso (VER AQUI) e terminará, à meia-noite, com o espetáculo de pirotecnia e música que este ano contará com 531.138 disparos de fogo-de-artifício. Uma parte dos efeitos será produzido a partir de uma torre com 80 metros de altura. Absolutamente imperdível.

No domingo, pelas 10 horas, far-se-á a tradicional Entrada no Arraial do Senhor de Matosinhos das autoridades civis e militares, estando a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos ricamente decorada com flores. Da parte da tarde, pelas 16 horas, acontecerá a procissão solene entre a igreja e o Senhor do Padrão, estando também marcado, para as 21h30, o arranque do Festival de Folclore Luso-Espanhol no palco das festas.

Na segunda-feira, 21 de maio, pelas 21h30, haverá a habitual noite de fados, antecedendo o feriado municipal de terça-feira, marcado pela eucaristia solene, às 11 horas, pelo lançamento do livros das festas, “Avenida Saudade”, de Joaquim Queirós, e pelo Fogo de Bonecos. O regresso desta tradição pirotécnica, única no país, está marcado para as 19 horas, no Parque 25 de Abril, este ano renovado e ainda mais aprazível.

Também não faltam, claro, a sardinha assada e as farturas, a Feira de Artesanato e a Feira da Louça, os matraquilhos, os carrosséis, os carros-de-choque e os divertimentos mais radicais. Com tanta animação, não espanta que, conforme pode ser visto numa das exposições patentes na Casa do Design, a romaria do Senhor de Matosinhos seja considerada “a mais importante do Norte do país” pelo menos desde a década de 1950.

Artigos relacionados: