OJMOrquestraJazzMatosinhosCulturaNotícias

Orquestra Jazz de Matosinhos

Mais de meio milhão de euros de apoio do Estado para os próximos quatro anos

09.03.18

A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) foi uma das instituições contempladas no Programa de Apoio Sustentado às Artes 2008-2021 na área da Música.

Dos 680 mil euros solicitados na candidatura apresentada à Direção Geral das Artes, foram aprovados cerca de 580 mil euros de apoio pelo Estado.

A candidatura da OJM justifica-se com a necessidade de responder ao novo ciclo de crescimento e transformação que a instituição está a atravessar, nomeadamente desde 2010, ano em que iniciou o desenvolvimento do Centro de Alto Rendimento Artístico (CARA). Trata-se de um espaço integrado nas novas instalações da OJM na Real Vinícola e que assenta num trabalho em rede com vários parceiros nacionais e estrangeiros.

O CARA pretende promover o diálogo entre arte, ciência e tecnologia, designadamente através de projetos multidisciplinares que visem a investigação e desenvolvimento de soluções para a criação, fruição e disseminação de conteúdos criativos.

Aas origens da OJM remontam a 1997 ainda como Héritage Big Band, antes de assumir o nome atual em 1998 depois de um protocolo com a Câmara Municipal de Matosinhos.

Desde então, a OJM tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do atual jazz português.

Constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a orquestra desenvolve hoje uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.

Além das várias atuações e atividades previstas para todo o país, a Orquestra Jazz de Matosinhos aposta na internacionalização, através da participação em vários festivais de jazz.

O próximo concerto está agendado para 16 de março, no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, e terá a participação do convidado Eduardo Cardinho no âmbito do Ciclo de Novos Talentos.

• Not ojm 1 882 600
    Not ojm 1 139 90