CapitalCulturaEixoAtlânticoEixoAtlânticoNotícias

Eixo Atlântico

V Capital da Cultura arranca amanhã

12.01.18

“Não somos irmãos. Galegos e portugueses do Norte somos o mesmo povo”. Esta frase de secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vásquez Mao, marcou hoje a apresentação da quinta edição da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, que amanhã arranca em Santa Maria da Feira, prolongando-se até ao final do ano. A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e vice-presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Luísa Salgueiro, marcou presença na conferência de imprensa, tendo defendido a importância do trabalho conjunto dos municípios desta eurorregião transfronteiriça.

“Juntarmo-nos é um começo, mantermo-nos unidos é um progresso e trabalharmos juntos é o caminho para o sucesso”, disse Luísa Salgueiro, citando o fundador da Ford, Henry Ford.

A presidente da câmara salientou que a anterior edição da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, cuja organização foi dividida por Matosinhos e Vila Real, representou um salto em frente em termos de visibilidade e qualidade das programações. “Estou certa de que Santa Maria da Feira, protagonista também há vários anos de uma aposta na cultura e nas artes com ampla visibilidade nacional, dará sequência ao esforço de dignificação e afirmação da marca Eixo Atlântico”, afirmou a autarca.

Luísa Salgueiro recordou também a importância da herança cultural comum do Norte de Portugal e da Galiza – lembrando, a propósito, que a primeira manifestação literária da língua portuguesa tem como mote as ondas do mar de Vigo – e respondeu ainda ao repto de Xoan Vásquez Mao relativo à necessidade de valorizar o Caminho Português de Santiago, prometendo empenhar-se para que em 2021, próximo ano Jacobeu, este percurso esteja ao nível dos demais caminhos históricos que conduzem a Santiago de Compostela.

Xoan Vásquez Mao considerou, de resto, que a aposta na cultura, sendo um investimento reprodutivo e importante para o marketing urbano das cidades do eixo, é também um sinal de inteligência política. O secretário-geral do Eixo Atlântico salientou, aliás, que a eurorregião que corresponde à antiga Galaécia tem sete milhões de habitantes e, a uma curta distância, de uma oferta cultural maior do que a de Madrid. “O problema é que não sabemos disso”, lamentou.

A conferência de imprensa contou também com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, e do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, o qual salientou a aposta que o seu município tem vindo a fazer há duas décadas no domínio da cultura.

A apresentação do programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico ficou a cargo do vereador da Cultura feirense, Gil Ferreira, que sublinhou o caráter simultaneamente contemporâneo e tradicional da programação, bastante assente nos grandes eventos culturais que a autarquia já acolhe, como o festival Imaginarius ou o Festival de Cinema Luso-Brasileiro, no trabalho dos agentes culturais locais e na parceria com alguns municípios galegos. O evento contará, assim, com meia centena de iniciativas até ao final de dezembro, sucedendo-se a um ritmo semanal.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi, recorde-se, fundado em 1992, com doze cidades portuguesas e galegas. Matosinhos faz parte da organização desde 2007, tendo organizado em 2016 a Capital da Cultura do Eixo Atlântico. A instituição, hoje com 38 concelhos, desenvolve programas de cooperação em áreas tão distintas como o desporto, a administração portuária, a cultura e a formação.

• Not capital cultura eixo atl ntico 1 1 882 600
    Not capital cultura eixo atl ntico 1 1 139 90