NotíciasMobilidade

Rua Sousa Aroso

Passa hoje a ter dois sentidos de trânsito

18.12.17

A Rua Sousa Aroso, um dos mais importantes eixos viários de Matosinhos, passa hoje a ter dois sentidos de trânsito entre a Avenida D. Afonso Henriques e a Rua Brito Capelo. A medida reveste-se de particular delicadeza tendo em conta o facto de esta via funcionar há vários anos com sentido único poente-nascente e os hábitos naturalmente instalados, aconselhando-se os automobilistas a cuidados redobrados nos cruzamentos com esta via.

O estabelecimento do duplo sentido de trânsito na Rua Sousa Aroso surge, recorde-se, na sequência da empreitada de requalificação da via, com a elevação dos cruzamentos, o alargamento de passeios e a criação de uma rotunda no cruzamento com a Avenida D. Afonso Henriques. A intervenção custou perto de 127 mil euros e pretendeu dotar a via de um perfil mais urbano e mais cómodo para os peões, procurando também melhorar a fluidez do trânsito em Matosinhos-Sul.

Dada a particular suscetibilidade da medida, a introdução do novo sentido de trânsito está a ser acompanhada de perto pela Polícia Municipal, estando igualmente prevista a criação de sinalização vertical que assinale nas ruas adjacentes a aproximação a uma via com dois sentidos de circulação. A Câmara Municipal de Matosinhos aconselha, por isso, especiais cuidados aos automobilistas que circulem nas ruas Comendadores Ferreira de Matos, Afonso Cordeiro e D. João I, particularmente na aproximação ao cruzamento com a Rua Sousa Aroso.

Dada a complexidade desta alteração, a Câmara Municipal de Matosinhos agradece também a todos os meios de comunicação a sua melhor divulgação.