AssociaçõesEducaçãoNotícias

Escola de 2.ª Oportunidade recebe Prémio Manuel António da Mota

Duas instituições de Matosinhos foram premiadas pela excelência dos seus projetos

04.12.17

“Parabéns à Escola de Segunda Oportunidade e à Associação para o Planeamento da Família, distinguidas pela excelência dos seus projetos em Matosinhos”, disse Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
A Associação para a Educação de Segunda Oportunidade de Matosinhos, dedicada à formação de jovens saídos precocemente do sistema de ensino, ganhou ontem, 3 de dezembro, o Prémio Manuel António da Mota no valor de 50 mil euros. A entrega do galardão decorreu no Palácio da Bolsa do Porto.
Todos os anos, milhares de jovens portugueses abandonam a escola antes de completarem a sua formação básica, tornando-se mais vulneráveis ao desemprego, pobreza e exclusão social. Portugal continua a registar uma das maiores taxas de abandono precoce da educação e formação da União Europeia.
Em 2007, Matosinhos foi um dos municípios que respondeu ao desafio lançado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva, de criar a Associação EPIS- Empresários pela Inclusão Social. Em 2008, a Autarquia associou-se à Associação para a Educação de Segunda Oportunidade, Ministério da Educação e a E2C Europe, para criar a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, que abriu as suas portas a 01 de setembro de 2008, apresentando-se como uma resposta sócio-educativa especializada, a tempo inteiro, dirigida a jovens provenientes de contextos vulneráveis. Desde aí, muito tem sido feito. A Escola de segunda Oportunidade, fundada no âmbito da rede europeia de “2nd Chance Schools” e que comemora 10 anos de atividades contínua em 2018, atende em cada ano cerca de 70 jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes em Matosinhos e noutros concelhos do Grande Porto, que abandonaram a escola com baixas qualificações, ou que estão desempregados ou em ocupações precárias e em risco de exclusão social.
A Escola de Segunda Oportunidade é um projeto pioneiro em Portugal, com "forte potencial de replicação e aspirando a tornar-se uma referência na resposta ao segmento da população juvenil que não trabalha ou estuda nem se encontra em formação", referiu a organização do evento que, ao distinguir esta instituição, pretende enaltecer os esforços desenvolvidos nos domínios da luta contra a pobreza e exclusão social, em particular das crianças, jovens e famílias.
A par da AE2O - Associação para a Educação de Segunda Oportunidade, que recebeu o prémio no valor de 50 mil euros, foram ainda galardoadas nove instituições nacionais, destacando-se a menção honrosa atribuída à Associação para o Planeamento da Família, a quem foi atribuído um valor de 5 mil euros.
A Associação para o Planeamento da Família (APF) está a intervir em Matosinhos de forma continuada desde 2004. As atividades dirigem-se às pessoas e comunidades que apresentam maiores dificuldades e vulnerabilidades. A área privilegiada de trabalho da APF em Matosinhos é a educação sexual e a promoção de comportamentos saudáveis ligados à saúde sexual e reprodutiva, nomeadamente a prevenção de gravidezes não desejadas e de Infeções Sexualmente Transmissíveis.
A APF faz parte da Rede Social de Matosinhos o que potencia o trabalho em rede.
Refira-se, por fim, que o Prémio Manuel António da Mota é uma iniciativa da Fundação Manuel António da Mota e Mota-Engil em parceria com a TSF que distingue associações com um papel de destaque na erradicação da pobreza e das desigualdades.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do ex-Presidente da República, Ramalho Eanes, do Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota, e do Presidente do Conselho de Administração da Mota - Engil SGPS, António Mota.

• Not pr mio manuel ant nio da mota 0 1 882 600
    Not pr mio manuel ant nio da mota 0 1 139 90