EducaçãoSeminárioNotícias

Ser Aluno no Século XXI

Seminário decorreu na Escola Secundária Augusto Gomes

04.12.17

No dia 30 de novembro, Dia Internacional das Cidades Educadoras, a Escola Secundária Augusto Gomes organizou o seminário “Ser Aluno do Século XXI: Desafios e Oportunidades”.
O certame, que teve início pelas 14h00, contou com as intervenções, entre outros, do Vereador da Educação e do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, António Correia Pinto, e do Professor Doutor da Universidade Católica do Porto, José Matias Alves.
A iniciativa, que contou com a participação de cerca de duzentas pessoas, entre alunos, professores, representantes dos pais e encarregados de educação e outros convidados, permitiu uma reflexão em torno do tema tão vasto dos desafios e oportunidades dos alunos no século XXI.
Os alunos do 10ºI do Curso de Línguas e Humanidades, os alunos dos Cursos Profissionais de Informática de Gestão (11º K), Técnico Comercial e Técnico de Comunicação e Serviço Digital (10ºN) foram interlocutores privilegiados através da apresentação de um poster científico desenvolvido com as professoras Elvira Rodrigues, Lurdes Lopes, Rita Gonçalves e Amélia Mota.
Os alunos do 11º J do Curso Profissional de Turismo participaram no debate através da colocação de algumas questões que emergiram de um trabalho de pesquisa sobre o tema efetuado no âmbito da disciplina de Área de Integração.
A iniciativa contou ainda com alguns momentos lúdicos levados a cabo pelos alunos das escolas envolvidas.
O encerramento do seminário foi levado a cabo por Elvira Rodrigues, mentora e uma das responsáveis pela iniciativa, que apresentou algumas das principais conclusões e pistas de análise do certame e que destacou alguns dos conceitos e temas debatidos como: Escola Aberta; Desafio(s); Ligação com a Cidade; Mudança(s); Novos Olhares; Empenho; Paixão e Criação como os principais vocábulos que se colocam à educação neste século XXI.
Elvira Rodrigues terminou homenageando um aluno muito especial daquele estabelecimento de ensino, Guilherme Pinto, e a umbilical ligação escola/cidade, através do vocábulo “escolicidade” por ele lançado, o qual já faz parte do quotidiano de todos nós.

• Not semin rio ser aluno 1 1 882 600
    Not semin rio ser aluno 1 1 139 90