EducaçãoNotícias

Dia Internacional das Cidades Educadoras

Matosinhos assinalou o dia no Kastelo, em S. Mamede de Infesta

04.12.17

No dia 30 de novembro, Dia Internacional das Cidades Educadoras, Matosinhos celebrou a educação pela inclusão no Kastelo, a Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças em S. Mamede de Infesta.
A primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos em Portugal acolheu, assim, um evento que uniu os alunos da Escola Básica da Ermida e os meninos do Kastelo que, juntos, construíram uma celebração emotiva e memorável para todos os participantes.
O Vereador da Educação e do Ambiente da Câmara de Matosinhos, António Correia Pinto, procedeu à abertura da cerimónia lançando o convite para um aplauso coletivo como ato público de reconhecimento dos diversos agentes educativos locais, que todos os dias trabalham para que Matosinhos seja uma cidade educadora e inclusiva.
Durante este minuto de aplauso foi hasteada a bandeira comemorativa do dia, tendo-se seguido a leitura do manifesto dos autarcas das cidades que pertencem à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
Seguiram-se dois momentos musicais dinamizados pelas crianças do pré-escolar e pelos alunos do 3º e do 4º ano da Escola Básica da Ermida e, por fim, os professores William Gavião e Gabriel Monteiro deram vida a um conto tradicional, encantando crianças e adultos.
Saliente-se que o Kastelo, da Associação NOMEIODONADA IPSS, constitui uma resposta única e pioneira no país para crianças com patologia crónica, que precisam de cuidados continuados e paliativos. O dia 30 de novembro foi o dia para toda a comunidade educativa comungar do princípio que orienta a ação do Kastelo: “todas as crianças têm direito à felicidade, mesmo quando atingidas por uma doença grave e/ ou em fase terminal”.
Assente no principio de que a Educação é determinante para o desenvolvimento do concelho e valorizando o trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa, a Câmara de Matosinhos convidou também as restantes escolas do concelho a realizar este momento de aplauso público nas suas instalações.
Matosinhos integra a AICE e a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) desde 11 de março de 2016, tendo-se comprometido a respeitar os princípios plasmados na Carta das Cidades Educadoras.
A AICE é uma organização sem fins lucrativos que reúne os governos locais comprometidos com o cumprimento da Carta das Cidades Educadoras e conta atualmente com 490 cidades de 36 países.
A cidade educadora aposta na educação (formal, não formal e informal) como ferramenta de transformação social, mobilizando e articulando o maior número possível de agentes educativos que operam no território. Implica o compromisso com um modelo de cidade regido pelos princípios da inclusão e da igualdade de oportunidades, da justiça social, da democracia participativa, da convivência entre diferentes culturas, do diálogo entre gerações, da promoção de um estilo de vida saudável e sustentável, da planificação de uma cidade acessível e interconectada, da cooperação, da paz, entre outros.

• Not cidades educadoras 1 1 882 600
    Not cidades educadoras 1 1 139 90