CasadaArquitecturaNotícias

Casa da Arquitectura

Exposições, conferências e atividades para os mais novos a não perder no próximo fim-de- semana

14.11.17

Está tudo a postos para a grande abertura ao público da transformação da Real Vinícola efetuada pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Edificada entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul.
Adquirido pela Autarquia, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e foi alvo de um intenso programa de reabilitação no valor de 10 milhões de euros de forma a adequar o edifício às suas novas funções.
A partir de 17 de novembro, a Real Vinícola passará a acolher a sede da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e valorização da arquitetura.
Com um projeto da autoria do arquiteto Guilherme Vaz, a nova Casa da Arquitectura contará com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos, um restaurante e um conjunto de estabelecimentos comerciais relacionados com a vocação industrial do imóvel.
Para assinalar a abertura ao público das novas instalações da Casa da Arquitectura na Real Vinícola, foi preparado um programa especial recheado de eventos e atividades para todos os públicos.
Assim, a Casa da Arquitectura abrirá com a inauguração da exposição “Poder Arquitectura”.
Comissariada pelos arquitetos Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, a exposição irá ocupar os cerca de 800 metros quadrados da Nave Expositiva com uma proposta de reflexão em torno de “oito poderes que se alinham, infletem e divergem entre si”.
A mostra reúne fotografias, maquetas, livros, desenhos, ví¬deos, revistas, postais e outros materiais em torno de uma centena projetos de arquitetura construí¬dos à volta do mundo.
A exposição estará aberta ao público até 18 de março de 2018 na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura.
Também na próxima sexta-feira será inaugurada a exposição da décima edição da Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo – X- BIAU. Depois de S. Paulo, Milão e Sevilha, chegou a vez de Portugal receber esta exposição que estará patente até ao dia 4 de fevereiro de 2018.
Com o tema “Desplazamientos, Deslocamentos, Displacements” e comissariada pela dupla de arquitetos espanhóis Ângela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa, a bienal recebeu, nesta edição, um total de 1.111 projetos, dos quais foram premiados 26 projetos, seis livros, duas publicações e uma coleção de ví¬deos. Destaque para os trabalhos dos portugueses Eduardo Souto Moura, atelier Aires Mateus (sede da EDP e Casa no Tempo, do Alentejo), atelier SAMI – um coletivo de Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira (casa E/C no Pico, Açores), João Mendes Ribeiro, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos (Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, São Miguel, nos Açores.
Além das exposições, o próximo fim-de-semana traz à Casa da Arquitectura as primeiras conferências “Please Share!”, dedicadas à temática da Edição e Curadoria, com a participação de convidados nacionais e internacionais. A entrada é livre. O Ato 3, intitulado Influence, será comissariado por Roberto Cremascoli, e junta as áreas especí-ficas da Curadoria, Edição, Fotografia, Cultura da Paisagem/Cultura da Cidade, Cinema, Comunicação, Economia e Plataformas online.
Também no próximo fim-de-semana haverá muitas atividades promovidas pelo Serviço Educativo da Casa da Arquitectura. Visitas orientadas à Casa da Arquitectura, Arquivo e Exposições, oficinas, jogos e leituras encenadas, são algumas das atividades pensadas para as famílias e crianças. A entrada é livre.
Para mais informações, consulte o programa detalhado em http://casadaarquitectura.pt/

PROGRAMA DA ABERTURA DA CASA DA ARQUITECTURA

• Not1 casadaarquitectura 1 882 600