MetroCasadaArquitecturaNotícias

Projetos do Metro vão para a Real Vinícola

82 projetos das estações de metro enriquecem o espólio da Casa da Arquitectura

10.11.17

O acervo da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura continua a crescer. Esta manhã ganhou um novo contributo.

Depois dos projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha, os 82 projetos das Estações de Metro do Porto irão passar a integrar o espólio daquele que é o primeiro projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura.

O contrato de cedência da coleção foi assinado esta manhã no espaço da Casa da Arquitectura, na Real Vinícola, em Matosinhos, que abre as portas ao público nos próximos dias 17 (a partir das 21h30), 18 e 19 de novembro.

A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador da Cultura da Autarquia, Fernando Rocha, do presidente da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, do administrador da Metro do Porto, Pedro Azeredo Lopes, do presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, do diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, entre outros convidados.

Da coleção fazem parte materiais relativos às 82 estações de Metro subterrâneas e à superfície, da autoria de vários arquitetos portugueses como Adalberto Dias, Álvaro Siza, Castro Calapez, José Bernardo Távora, José Gigante, Manuel Fernandes Sá, Rui Passos Mealha, Rogério Cavaca, Souto de Moura, Alcino Soutinho e João Álvaro Rocha.

Entre os elementos que integram a coleção incluem-se maquetas, fotografias e desenhos gráficos, sobretudo em ficheiros digitais, relativos às várias fases dos projetos das Estações de Metro do Porto.

• Not projetos do metro v o para a real vin cola 1 1 882 600
    Not projetos do metro v o para a real vin cola 1 1 139 90