LuísaSalgueiroEixoAtlânticoAutarquiaNotícias

Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

Luísa Salgueiro eleita vice-presidente

09.11.17

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, foi hoje eleita, por unanimidade, vice-presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma organização transfronteiriça que junta 38 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza em torno das questões comuns desta eurorregião europeia. Luísa Salgueiro é a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do Eixo e substitui no cargo o autarca de O Barco de Valdeorras, Alfredo García, que passa agora a presidir à instituição.

A nova vice-presidente manifestou total empenho no trabalho conjunto de valorização do território da fachada atlântica da Europa, sublinhando que a eleição permitirá também continuar a afirmar Matosinhos no contexto do Noroeste Peninsular.

A reunião da comissão executiva do Eixo Atlântico, realizada em O Barco de Valdeorras, na Galiza, determinou ainda que Rui Moreira (Porto), Ricardo Rio (Braga), Abel Caballero (Vigo), Miguel Gomes (Barcelos), Xulio Ferreiro (A Coruña), Hernani Dias (Bragança), Rafael Cuiña (Lalín), José Tomé (Monforte de Lemos), Lara Mendez (Lugo) e José Maria Costa (Viana do Castelo) serão os restantes vogais do organismo.

A reunião de hoje ficou também marcada por uma posição conjunta sobre a necessidade de avançar para a unificação da coordenação do combate aos incêndios nos dois lados do rio Minho, tendo os autarcas considerado ser necessário reforçar a aposta na prevenção destes fogos.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992, com doze cidades portuguesas e galegas. Matosinhos faz parte da organização desde 2007, tendo organizado em 2016 a Capital da Cultura do Eixo Atlântico. A instituição desenvolve programas de cooperação em áreas tão distintas como o desporto, a administração portuária, a cultura e a formação.

• Not eixo atl ntico 1 1 882 600
    Not eixo atl ntico 1 1 139 90