RecolhaSeletivaLiporAmbienteNotícias

Projeto de Recolha Seletiva em Festas e Romarias

2760 Kg recolhidos nas Festas do Sr. de Matosinhos e Sra. da Hora vão beneficiar o Kastelo

08.11.17

Inserido na estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o projeto "Recolha Seletiva em Festas e Romarias” é a resposta da LIPOR, da Câmara Municipal de Matosinhos e de outros Municípios Associados, à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, fomentando a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas tais como: romarias, feiras temáticas e similares.
O Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias” foi implementado de maio a outubro, abrangendo um total de 16 festas, romarias e eventos de caraterísticas similares, o que resultou na recolha de um total de mais de 31 toneladas de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal, e vidro) cujo encaminhamento para Reciclagem foi possível.
Em Matosinhos, as festividades que se inseriram nesta ação foram as Festas do Senhor de Matosinhos e as Festas da Senhora da Hora, com um total de 2760Kg de resíduos recicláveis recolhidos, 2680 Kg provenientes das festas do Senhor de Matosinhos e 80 kg provenientes das festas da Senhora da Hora.
Refira-se que este projeto tem uma causa social associada, que permitirá beneficiar dez instituições dos municípios participantes.
O Kastelo, a primeira Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos da Península Ibérica, destinado a crianças dos zero aos dezoito anos com patologia crónica não abrangidas pelo Serviço Nacional de Saúde, e gerido pela Associação No Meio do Nada, instituição particular de solidariedade social, que tem como objetivo a prestação de serviços no âmbito da ação social e saúde às crianças com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos e suas famílias, será, em Matosinhos, a entidade que beneficiará com a participação da autarquia nesta iniciativa.
No âmbito da participação deste projeto, e em função da quantidade de material recolhido nos locais aderentes, é garantida a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, que envolve dez instituições, substanciando a promoção de práticas conforme os preceitos da Economia Circular e da Responsabilidade Social.
O projeto contemplou ainda a instalação de equipamentos para a deposição seletiva de resíduos, a sensibilização presencial e a entrega de sacos para a separação de resíduos aos comerciantes presentes em cada festa/romaria e a presença de uma equipa operacional durante o evento com vista a potenciar a separação criteriosa e o correto encaminhamento de materiais recicláveis indevidamente depositados.
Para além de Matosinhos, estiveram envolvidos na "Recolha Seletiva em Festas e Romarias” os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.