EducaçãoNotícias

Escola Básica Irmãos Passos

Inauguração na quinta-feira, 14 de setembro, pelas 11 horas na Avenida Dr. Salgado Zenha em Guifões

13.09.17

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, presidirá amanhã, 14 de setembro, pelas 11 horas, à cerimónia de inauguração da nova Escola Básica Irmãos Passos, em Guifões.

A EB Irmão Passos custou 2.153.000 euros, disponibilizando aos alunos do ensino básico e do pré-escolar um novo edifício construído de raiz junto da EB2/3 Passos José (Avenida Doutor Salgado Zenha). A nova escola conta com onze salas de aula (8 do primeiro ciclo, uma de jardim de infância e duas destinadas a atividades de enriquecimento curricular) e ainda refeitório, biblioteca, recreio exterior e uma sala polivalente com balneários, bem como diversos espaços de uso administrativo.

Este investimento, refira-se, conclui o ciclo de renovação integral de todas as escolas do ensino básico do concelho de Matosinhos, tendo a Câmara Municipal de Matosinhos investido 53 milhões de euros para construir e renovar 29 estabelecimentos de ensino no espaço de uma década.

“Fizemo-lo porque acreditamos que a educação é a melhor forma de promover a qualidade de vida futura dos cidadãos do concelho. Pessoas mais educadas são naturalmente mais aptas a enfrentar o mercado de trabalho, mas também mais esclarecidas e, por isso, mais capazes de reivindicar e de lutar por melhores condições e direitos”, considera o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.

Para o autarca é ainda particularmente significativo que o encerramento deste ciclo de investimentos na educação ocorra no estabelecimento de ensino cujo nome homenageia José da Silva Passos e antigo primeiro-ministro Passos Manuel, cuja curta ação governativa em apenas alguns meses do século XIX se revelou particularmente significativa e visionária precisamente na área da educação, tendo, entre outras medidas, lançado as bases do sistema público de ensino, incrementado o ensino técnico e criado a Academia de Belas Artes.