ConstantinoNeryCulturaNotícias

Programação do Constantino Nery

Último trimestre do ano tratará a Matosinhos José Saramago, William Shakespeare, Mário Benedetti, Donizetti e Copi

11.09.17

Não vão faltar bom teatro e boa música para ver e ouvir até ao final do ano no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery. A programação arranca já na próxima sexta-feira, dia 15, com “A Noite de Dona Luciana”, do argentino Copi, considerado um dos dez melhores espetáculos de 2016 pelo suplemento Ípsilon do jornal Público, e incluirá, entre outros grandes momentos, “A Tempestade”, de William Shakespeare, o “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago, e uma ópera de Donizetti.

Encenado por Ricardo Neves Neves para o teatro Elétrico, o texto “A Noite de Dona Luciana”, de Copi, chega a Matosinhos com um lastro de grande sucesso. “Energia exuberante”, “humor vertiginoso” e “ritmo delirante” foram algumas das expressões atribuídas a este trabalho estreado no início de 2017 no Teatro da Politécnica, em Lisboa. O elenco é composto por Custódia Gallego, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz e Vítor Oliveira, intérpretes de um ensaio teatral tardio, interrompido por uma velha striper transsexual que lança o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro.

A programação prossegue a 22 de setembro, com um concerto do pianista Vasco Dantas, matosinhense e considerado um dos nomes mais promissores da música erudita portuguesa, vencedor já de vários prémios nacionais e internacionais. O cartaz de musical incluirá também, a 27 de outubro, um concerto do conceituado pianista Fausto Neves, a atuação de Vítor Pereira e Vítor Pinho, a 24 de novembro, integrada na programação do ciclo de música de câmara dedicada ao piano e ao clarinete, e o concerto de canto e piano com Dora Rodrigues, Mário João Alves e João Paulo Santos. Para 4 de novembro está marcado mais um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos dedicado aos novos valores, contando, desta vez, com a participação do acordeonista e compositor João Barradas, considerado uma das maiores revelações do jazz nacional dos últimos anos.

A 24 de setembro regressa ao Constantino Nery o teatro dedicado ao mais novos, com a peça “Ovo”. Também a pensar no público mesmo muito jovem, haverá “Ninho”, a 29 de outubro, e “Voar”, a 26 de novembro.

O grande teatro regressa a Matosinhos a 4 de outubro, com a encenação de João Garcia Miguel para o superclássico “A Tempestade”, de William Shakespeare. Antes disso, entre 29 de Setembro e 1 de Outubro, passará pelo palco do Constantino Nery o grande sucesso de público “Noivo por acaso”, protagonizado por Fernando Mendes, que encarna um empreiteiro português a braços com a remodelação de uma agência matrimonial.

A 21 de outubro Matosinhos acolherá um outro texto clássico do teatro mundial, “Pedro e o Capitão, de Mário Benedetti, com encenação de Marta Carreiras e Romeu Costa, e interpretação de Ivo Canelas e Pedro Gil, o qual tem no seu centro a temática da tortura e da manipulação psicológica. Os grandes temas contemporâneos regressam a 11 de novembro, com uma versão galega de “Ensaio sobre a cegueira”, o romance de José Saramago que tem sido objeto de várias adaptações teatrais e também de uma grande produção cinematográfica norte-americana. Encenada por Ánxeles Cuña Bóveda, esta produção do Sarabela Teatro conta com os atores Jorge Casas e Sabela Gago nos papéis principais.

A ópera “Rita”, do italiano Gaetano Donizetti, sobe ao palco do Constantino Nery a 13 de outubro, com encenação de António Durães. Mais para o final do ano, a 8 de dezembro, vem a Matosinhos a Lisbon Poetry Orchestra, com o espetáculo “Poetas Portugueses de Agora”, integrado na programação da Festa da Poesia. Entre 12 e 17 de dezembro regressa ainda o Dancem Todos, festival dedicado às escolas de dança de Matosinhos.

• Pedro e o capit o 1 882 600
    Pedro e o capit o 1 139 90