ReligiãoBispodoPortoNotícias

Bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos faleceu hoje, aos 69 anos, na Casa Episcopal da Diocese do Porto

11.09.17

Nomeado Bispo do Porto em fevereiro de 2014, D. António Francisco dos Santos sucedeu no cargo a D. Manuel Clemente, tomando posse a 5 de abril do mesmo ano.

D. António Francisco dos Santos foi ainda bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.
Natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego), foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na 'École Pratique de Hautes Études Sociales', com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004. Já o Papa Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. António ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

A Câmara Municipal de Matosinhos lamenta profundamente o falecimento de D. António Francisco dos Santos, recordando o seu contributo essencial para a execução de um conjunto de obras de preservação do património histórico e religioso no Concelho, e a sua generosidade para com a comunidade de Matosinhos.

A todos os membros da Diocese do Porto e à família de D. António Francisco dos Santos, a Câmara Municipal de Matosinhos endereça as mais sentidas condolências.

• Jft 5120 1 882 600
    Jft 5120 1 139 90