EducaçãoRoteiroNotícias

Roteiro “Matosinhos, Mar Empresarial”

Professores dos cursos de dupla certificação visitaram várias empresas de Matosinhos

11.09.17

De acordo com o que vem sendo já hábito no arranque dos últimos anos letivos, a Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o início do ano letivo de 2017/2018 no dia 5 de setembro, com uma iniciativa dirigida aos novos professores colocados nos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do concelho, convidando-os a realizar um roteiro de um dia por vários pontos turísticos de Matosinhos, o que permitiu o seu contacto com o património local e com vários locais emblemáticos do concelho.

Na sequência desta iniciativa de boas-vindas aos novos docentes, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu ir este ano mais longe e, pela primeira vez, proporcionou também o roteiro de um dia por empresas do concelho – o Roteiro “Matosinhos, Mar Empresarial”, dirigido aos professores responsáveis pelos cursos de dupla certificação, nomeadamente os cursos profissionais.

Consciente da importância de estreitar a articulação entre as escolas e as empresas da região, a autarquia pretendeu estimular a troca de contactos, a divulgação de projetos existentes e, simultaneamente, valorizar o património e o tecido empresarial local.

Na impossibilidade de, num só dia, dar a conhecer toda a diversidade empresarial do concelho, a seleção das empresas a visitar foi desenvolvida no sentido de permitir dar uma visão do passado, com uma passagem por empresas mais tradicionais, mas, ao mesmo tempo, vislumbrar o futuro, com visita a empresas de inovação e vanguarda.

Neste sentido, no dia 7 de setembro, os cerca de 50 professores inscritos partiram da loja interativa de Turismo de Matosinhos, onde se realizou a sessão de abertura e onde receberam um kit de boas vindas, e visitaram as seguintes empresas: Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A (APDL), com passagem pelo Terminal de Cruzeiros; Conserveira Pinhais; CEIIA; SEA Porto Hotel e UNICER.

O grupo de professores que participaram neste repto lançado pela autarquia congratularam-se com esta iniciativa, que permitiu ainda perspetivar várias pontes de colaboração para o futuro com estas empresas.

Por outro lado, os docentes reforçaram o seu contacto com os serviços educativos da autarquia e estreitaram laços entre si. A tónica final era de satisfação e de vontade de repetir esta ação, alargando-a a outras empresas.

Numa altura em que o desenvolvimento de competências transversais nos alunos assume especial importância, a cooperação institucional entre as escolas e as empresas é, sem dúvida, um dos caminhos a trilhar.

• Img 5257 1 882 600
    Img 5257 1 139 90