AçãoSocialNotícias

Plano Municipal para a Integração de Migrantes

97 mil euros para preparar integração de migrantes

08.08.17

A candidatura da Câmara Municipal de Matosinhos ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração foi contemplada com um financiamento de 97.715,54 euros, destinado a conceber, preparar e implementar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM). O programa que será desenvolvido ao longo dos próximos 36 meses, tem em vista dotar Matosinhos de condições que garantam o acompanhamento próximo e humano de pessoas migrantes, bem como a sua correta integração social.

Concedido através do Alto Comissariado para as Migrações, o financiamento do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Matosinhos procura facilitar o acesso a bens e serviços fundamentais para o exercício dos direitos e deveres da cidadania portuguesa, promovendo junto da comunidade local os valores da solidariedade, da tolerância e da hospitalidade, valorizando o interculturalismo como fator de desenvolvimento pessoal e social.

Os primeiros seis meses de vigência do projeto serão dedicados à construção do Plano Municipal com as várias entidades parceiras da candidatura, nomeadamente a Associação Mais Brasil, a Amizade Associação (Associação Imigrantes Países de Leste), a Liga dos Chineses em Portugal, o Espaço T, o Centro Comunitário S. Cirilo, a Associação Cultural Luso-Chinesa, a Obra do Padre Grilo, o Lar de Sant’Ana, o Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua e ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos.

Apesar da desaceleração do crescimento populacional do concelho verificado nos últimos anos, Matosinhos continua a ser um dos dez municípios mais populosos do país, com um total de 175.478 habitantes (segundo dados do INE de 2011), dos quais 2.613 são oriundos de outros países, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de 2015. O Brasil, com 1.111 cidadãos, a China (243) e a Ucrânia (198) são as nações que mais contribuem para aquele número.